Home Notícias Paradesporto: Edênia Garcia vence três provas no último desafio pré-mundial

Paradesporto: Edênia Garcia vence três provas no último desafio pré-mundial

Nadadora bateu três recordes na 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa e inicia polimento para Mundial na Cidade do México

Focada no Mundial Paralímpico de Natação, Edênia Garcia disputou e venceu três provas na 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa de Natação, que foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico neste fim de semana (05 e 06), em São Paulo. A nadadora bateu o recorde brasileiro nos 50m livre (55s95) e nos 100m livre (2min01s16), além do recorde das Américas nos 50m costas (55s60), sua prova favorita, na classe S3.
A competição foi a última chance dos atletas obterem os índices para o Mundial marcado para setembro, na Cidade do México (MEX). Edênia, que já tinha garantido sua vaga desde abril, na 1ª Fase do Circuito Loterias Caixa, entra agora na reta final de preparação.
“Faltam 8 semanas até o Mundial. O momento agora é sentar com minha comissão e analisar o que é necessário corrigir para ficar mais rápida. Neste fim de semana nadei para o mesmo tempo que fiz na Rio 2016 e não faz nem um ano, então temos tempo para ajustar e chegar 100% no México”, diz a nadadora.
Cerca de 550 nadadores de 60 países são esperados para o Mundial, que ocorrerá na Piscina Olímpica Francisco Marquez. Acostumada com grandes eventos, Edênica já vem estudando suas principais concorrentes ao pódio e está cada dia mais focada na busca pelo tetracampeonato mundial, um feito inédito para o país na natação feminina. “A China sempre é uma grande pedra no sapato, então será uma competição duríssima! Mas também tenho uma adversária muito forte da Holanda, a Lisette Teunissen a última vez que competimos foi em 2013, então esta será uma prova e tanto. Quero estar muito focada até o México, isso será o diferencial para um bom campeonato”, completa.
A atleta de 30 anos é tricampeã mundial e representa a APC (Associação Paralímpica de Campinas).

Sobre Edênia Garcia

Edênia nasceu com Charcot Marie tooth, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas pernas e nos braços. A nadadora foi a quatro Jogos Paralímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016) e é a primeira atleta brasileira tricampeã mundial de natação. Especialista nas provas curtas, a atleta tem ainda outras três medalhas olímpicas, duas pratas (50 m costas) e um bronze (50 m livre).

Mais informações sobre a Edênia Garcia no instagram @edeniagarciaoficial

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta