Organizador da Semana de Vela de Ilhabela no LANCE!

0
242

Amigos leitores do LANCE! Tudo bem? Meu nome é Cuca Sodré, árbitro internacional de regata e um dos organizadores da 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela. Como disse no título desta coluna, temos anualmente um dos maiores eventos esportivos do mundo. A competição em Ilhabela, que será em 2017 disputada de 7 a 15 de julho, é o grande encontro da modalidade há quatro décadas, reunindo centenas de velejadores, entre eles medalhistas olímpicos e pan-americanos; e barcos de vários tamanhos e classes.

A cada ano buscamos o melhor para os atletas e nessa temporada entramos mais animados com o legado – pelo menos técnico – da Rio 2016 e das novas políticas da Confederação Brasileira de Vela, que deu poderes aos atletas (inclusive de voto), aqueles que realmente vivenciam o dia-a-dia da modalidade. Os resultados esportivos da semana de vela são muito significativos, pois conseguimos colocar num mesmo período os melhores, como Torben Grael, Robert Scheidt e outros ícones do nosso esporte. E vem gente até de outros países da América Latina e algumas vezes da Europa.

Organizar tudo isso dá trabalho, mas a excelência da equipe multidisciplinar que temos, além do apoio total do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e da prefeitura de Ilhabela fazem desse evento um dos maiores do planeta. Temos exemplos de outros megaeventos de vela como a Copa do Rey, na Espanha, que é apontada como a principal do planeta. Mas não ficamos muito atrás em números de barcos, por exemplo. Esse ano vamos inovar ainda mais com muita interação entre público e atletas! As grandes regatas internacionais e semanas de vela como Volta ao Mundo, America’s Cup e Copa del Rey colocam o público dentro do evento, dando chance para os fãs se aproximarem dos seus ídolos, dos barcos e de tudo que ocorre. Em julho, quem estiver em Ilhabela vai vivenciar a Semana de Vela na Vila da Regata ou Race Village (termo em inglês). Serão várias atrações, como palestras, atividades relacionadas à vela e shows.

A Semana de Vela de Ilhabela é única por proporcionar uma infinidade de situações com diversos tipos de percurso, condições de vento, corrente e dar chance para os amadores medirem esforços com profissionais e olímpicos. Na edição passada, 136 barcos de 13 classes diferentes estiveram presentes, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile. Quer saber mais sobre a regata? Venha conhecer a Semana de Vela de Ilhabela em julho! #vempravela. Obrigado pelo espaço e bons ventos.