NCAA: liga das estrelas para jovens nadadores de alta performance

Henrique Barbosa, atleta olímpico e sócio da Dream Big Club, explica como funciona uma das competições mais prestigiadas da natação mundial e como brasileiros podem ter acesso à esse universo

A National Collegiate Athletic Association, mais conhecida como NCAA, é a entidade que organiza e gerencia as competições do esporte universitário nos Estados Unidos, consideradas uma das mais fortes do mundo. A NCAA conta com três divisões e diversas conferências realizadas ao longo do ano, em vários esportes diferentes. Mas, para a natação, por exemplo, a NCAA funciona como uma vitrine para os nadadores que querem competir em alto nível e quem sabe se tornarem campeões mundiais e/ou olímpicos.

“O país todo olha, vê rankings, acompanham os resultados das equipes e torcem. É algo importante também para a cultura americana e eles levam muito a sério. Quando você entra na faculdade você só tem 4 anos para mostrar seu talento, então eles dão tudo de si nesse período para viver essa experiência única”, conta Henrique Barbosa, ex-nadador da Seleção Brasileira e atleta olímpico.

A competição tem um formato peculiar. Ela dura até quatro dias, são realizadas todas as provas olímpicas, incluindo os revezamentos, e praticamente todos os atletas de alta performance, como Katie Ledecky, aluna da Stanford University, hoje campeã mundial e olímpica, escolhem nadar a NCAA antes de se tornarem profissionais. “Essa é uma das razões para que a competição seja tão forte, perdendo apenas para a Seletiva Americana para os Jogos Olímpicos”, ressalta Henrique, que junto com Nicolas “Nilo” Oliveira, é sócio da Dream Big Club, uma empresa que auxilia atletas em todo o processo de seleção, admissão e ingresso para universidades norte-americanas.

“São mais de 2.000 instituições de ensino superior com programas de intercâmbio esportivo em mais de 30 modalidades e aproximadamente 150 mil bolsas de estudo oferecidas por ano. Assim, decidimos aproveitar nossa experiência e contatos na NCAA para ajudar jovens brasileiros que tenham potencial esportivo a se desenvolverem como atletas, mas sem deixar os estudos de lado. Todos sabem a carreira de um atleta é curta, então na NCAA é possível competir mas também garantir um futuro profissional mais próspero com um diploma”, comentou Nilo.

Dream Big Club

A Dream Big Club (DBC) é uma empresa referência no mercado brasileiro na prestação de serviço de assessoria no processo de intercâmbio esportivo. A empresa busca auxiliar jovens brasileiros à encontrar a instituição que tenha o perfil desejado pelo cliente e também possa aproveitar ao máximo suas qualidades e virtudes, fazendo com que esses talentos em potencial tenham a chance de alcançar uma carreira acadêmica, esportiva e profissional bem sucedida.

Os sócios da DBC são atletas olímpicos e integrantes da seleção brasileira de natação, que decidiram aproveitar tanto a vivência adquirida durante todo processo de seleção, admissão e ingresso em Universidades dos Estados Unidos, como sua ampla rede de contatos no meio da natação para proporcionar uma experiência diferenciada de intercâmbio esportivo para seus clientes. Henrique Barbosa é formado em Administração pela Universidade da Califórnia e medalhista de bronze no Mundial de Piscina Curta de Dubai 2010 no 4×100 m medley. Nicolas Oliveira é formado em Economia pela Universidade do Arizona e pentacampeão pan-americano, com cinco medalhas nos Jogos do Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015.

Mais informações no site www.dreambigclub.com.br

FOTO: ncaa.com

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem