Natação: Alberto Silva aposta em um bom resultado da seleção brasileira em Santiago

O treinador Alberto Silva, que integra a comissão técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, acredita que a seleção de natação fará um bom papel nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile. Favorito para levar o maior número de medalhas do evento continental, a delegação nacional conta com 28 atletas nas piscinas. As provas começam nesta sexta-feira (7). Os destaques do time são Thiago Pereira e Nicholas Santos.

“É inegável que o Brasil é a primeira força na América do Sul na modalidade. Além de vencer a competição, eu acredito que a competição é importante como fase de treinamento. A maior parte do grupo, por exemplo, está finalizando a parte mais pesada de atividade. Tanto os nadadores quanto os treinadores querem alcançar resultados melhores, principalmente na comparação com o campeonato na Austrália (BHP Billiton Aquatic Super Series), em fevereiro. Lá era início de temporada e agora, no Chile, os atletas estão mais lapidados e próximos do ideal”, destacou Alberto Silva.

Entre os 14 nadadores do masculino, quatro trabalham diariamente com Albertinho em São Paulo (SP): Thiago Pereira, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Tales Cerdeira. Para o treinador, todos os nadadores têm tudo para nadar mais rápido e se aproximar dos índices para o Pan-Pacífico da Austrália, em agosto. O Maria Lenk, em abril, é o objetivo principal do primeiro semestre de 2014, valendo vaga para o evento da Oceania.

Thiago Pereira, maior medalhista dos Jogos Pan-Americanos, está escalado para nadar os 100 m costas, 200 m medley e possivelmente o revezamento 4×200. Para Alberto Silva, o nadador está cada vez mais pronto para brilhar em 2014.

“O Thiago está treinando muito bem, principalmente nas últimas semanas fazendo mais volume e atividades para trabalhar a parte aeróbica com aumento de intensidade gradativa Agora é a vez da troca de preparação visando uma parte mais específica para o Maria Lenk. Certamente o resultado será melhor do que o Open de Porto Alegre, em dezembro de 2013”.

Sobre o campeão mundial Nicholas Santos, Alberto Silva destacou: “A gente mudou a maneira de treinar para os 100 m borboleta e foi a primeira convocação dele para a distância. Espero que o Nicholas faça um bom resultado nadando para 54s ou até mesmo na casa dos 53. O objetivo é fazer uma passagem mais equilibrada, já que a primeira piscina ele passa mais rápido”. O velocista nadará os 50 m livre, além da sua nova prova no evento chileno.

Os peitistas Henrique Barbosa e Tales Cerdeira estão escalados para brigar por medalhas nas provas do estilo nos 100 m e 200 m. “Os dois treinaram muito bem. Me surpreenderam bastante e acredito que os resultados vão aparecer. Cada um deve explorar suas habilidades nas provas sem deixar a estratégia de lado”, finalizou Albertinho Silva.

O grupo de treinamento liderado por Alberto Silva faz suas atividades no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e na academia Reebok Vila Olímpia, ambos em São Paulo (SP). Os atletas trabalham com profissionais especializados em várias áreas do esporte como preparação física, medicina e nutrição.

Contatos:
Flávio Perez – Mtb.: 45562
flavio@onboardsports.net
www.onboardsports.net
Tel: 55 11 9-99498035

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem