Nadador de Taubaté pronto para dar a Volta na Ilha de Key West (EUA) nadando

Desafio
Volta à Ilha de Key West
Data: 18 de junho de 2016 (sábado)
Nível da prova: Top12 das Américas
Distância: 12,5 milhas (aprox. 20km)
Temperatura da água: em torno de 28 graus
Temperatura ambiente: sensação térmica 36 graus
Recorde da prova: Juan Luis Martinez (VEN) – 3h51min00 (2013)

Superar esse desafio é o principal objetivo do ultramaratonista aquático Marcos Campos na temporada 2016. A prova realizada em Florida Keys, conjunto de ilhas paradisíacas situado à 3 horas de Miami (EUA), é disputada principalmente por atletas locais, mas nos últimos anos tem chamado a atenção de fãs da natação em águas abertas que ficam além das fronteiras norte-americana e buscam uma experiência diferenciada, como o nadador de Taubaté, que será o único brasileiro na disputa em 2016.

“Eu sempre tive o sonho de competir fora, desbravar lugares novos, fazer algo que poucos fizeram… Há alguns anos estive em Key West à passeio, fiquei impressionado com a beleza, infraestrutura, o caminho sensacional pelas pontes gigantes e quando soube que tinha uma maratona aquática lá não pensei duas vezes e coloquei no meu roteiro. Já competi na Argentina e no México. Agora vamos ver como são as águas do Atlântico Norte!”, conta o atleta de 32 anos.

Mas quem acha que é a ideia é só curtição, está enganado. Não é só a paisagem que faz a travessia uma das maiores do continente. As águas de Key West são famosas pela alta temperatura. Como estamos à poucos dias do verão no hemisfério norte, a temperatura do mar fica em torno de 28°C, fora sensação térmica do ambiente que chega à 36°C. O calor excessivo pode ser um grande obstáculo para os nadadores que passam entre 4 e 6 horas nadando direto, contando apenas com pausas breves para hidratação. Além disso, é comum nessa época do ano mudanças repentinas no tempo, deixando o sol de lado para dar passagem à algumas tormentas com ventos fortes.

“Clima, vento, corrente marítima… isso tudo influencia durante a natação. Mas estou treinando bem, desde janeiro comecei uma preparação específica com meu técnico Samir Barel, muitas séries longas de 5 até 9km para aguentar esses 20km. Estou me sentindo bem e vou pra cima!”, afirma Marcos, que inclusive terá a chance de superar seu treinador, vice-campeão da prova em 2013 (3h51min44) e melhor resultado do Brasil na competição. “Se considerar minha fase hoje, dá pra bater, mas em provas longas, tudo é possível. Espero mesmo é por em prática o que venho treinando com ele e colocar mais esse desafio como concluído no meu currículo.”

A Volta à Ilha de Key West é organizada pela Florida Keys Community College (FKCC) e chancelada pela Federação Mundial de natação em águas abertas (WOWSA).

Marcos Campos tem 32 anos e é natural de Taubaté. Apaixonado pela natação em águas abertas desde 2008, é tricampeão e atual recordista da 14 Bis (24km), a mais tradicional travessia aquática do Brasil. Em 2013, foi Top-10 na maior travessia do planeta, a Hernandárias-Paraná (Argentina, 88K) e encarou algumas provas do Grand Prix de Águas Abertas da FINA, principal circuito de longa distância da modalidade. Atualmente o paulista está em busca de novos desafios e percursos, visando divulgar a maratona aquática e seus benefícios.

Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem