Matheus Santana estreia em Jogos Pan-Americanos com medalha de ouro

Matheus Santana mostrou mais uma vez porque tem potencial para se tornar um dos maiores nadadores do país. O jovem de 19 anos conquistou na noite desta terça-feira (14) sua primeira medalha em Jogos Pan-Americanos. O ouro veio no revezamento 4x100m livre, com o nadador abrindo a disputa de uma prova emocionante, que terminou com a equipe brasileira conquistando também um novo recorde Pan-Americano (3min13s66). Além de Matheus, integraram o time João de Lucca, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e ainda Thiago Pereira, que nadou as eliminatórias. A prata ficou os anfitriões, o Canadá (3min14s32), e o bronze com os Estados Unidos (3min16s21).

“É uma prova bem disputada, bem legal de acompanhar, emocionante eu diria. Imaginávamos nadar forte e ganhar, todos deram 100%. Agora é unir ainda mais o time para conquistar uma boa colocação no Mundial”, contou o nadador, que pouco antes do revezamento também se destacou entre os grandes nomes do continente nos 100 m livre individual.

Nas eliminatórias, o jovem nadou bem, terminando em segundo lugar da série e entrou na final com o oitavo tempo (49s52). Na decisão, o atleta passou os primeiros 50 metros em 23s50 e chegou em sétimo lugar (49s58). A vitória ficou com Frederico Gabrich da Argentina. “A preparação dele foi muito boa desde o Maria Lenk. Sabemos que tem o Mundial daqui 15, 20 dias, mas já estávamos visando essa competição em Toronto há uns 2 anos. Alguns detalhes ainda estão faltando pra ele chegar na casa dos 47s, nossa meta, mas ele mostrou que tem garra e talento, e pode chegar lá”, afirmou o técnico Márcio Maluf.

O atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ainda terá pela frente em Toronto o revezamentos 4×100 m medley, no sábado (18).

Matheus Santana tem apenas 19 anos e já está no hall dos grandes nomes da natação brasileira e mundial. O nadador carioca tem resultados expressivos, que chamam a atenção na prova dos 100 m livre. O recorde mundial júnior – 48s25 – e as três medalhas na Olimpíada da Juventude, incluindo a de ouro na distância, são suas marcas importantes. O atleta defende a Unisanta e tem os patrocínios de Embratel, Correios e RP4.

Mais informações nos site www.matheussantana.com

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem