Matheus Gonche nada os 400 m livre no primeiro dia de seletiva olímpica

0
276

O Troféu Maria Lenk começou nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ),com a participação de Matheus Gonche. O jovem nadador do Fluminense completou a prova dos 400 m livre em 4min06s00. “O resultado foi melhor do que eu esperava, porque eu não nado essa prova faz mais ou menos um ano, e eu fiquei muito perto da minha melhor marca, pretendo me empenhar mais nela depois. Essa prova só mostrou que minha preparação para a competição está forte. Eu tô bem na competição, agora é esperar os 200 m borboleta”.

Em busca de seus melhores resultados, o nadador ainda compete em duas provas – os 200 m borboleta e os 100 m borboleta. O atleta, que trabalha com planejamento focado para Tóquio 2020, nada no domingo (17) os 200 m borboleta – seu principal foco. Nessa prova ele é hexacampeão brasileiro de categoria e detentor de três recordes nacionais. Matheus está balizado com o tempo de 02min01s37, o índice da prova é de 1min56s97. “Espero abaixar meu tempo,nadar bem e pegar a final A, agora é só esperar e fazer uma prova boa”.

No último dia de competições (20), ele nada os 100 m borboleta. A prova já lhe rendeu cinco títulos nacionais de base,seu melhor tempo é de 55s68 (o índice da prova é de 52s36). A disputa, que vai até dia 20, ocorre no Parque Olímpico da Barra, mesmo local onde serão realizados os Jogos Olímpicos, e é a última chance para definir as vagas brasileiras na modalidade.

Em 2015, Matheus Gonche ganhou duas medalhas no Multinations Youth Swimming Meet, em Portugal, quatro medalhas no Campeonato Sudeste de Natação, em Belo Horizonte (MG), três medalhas no Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno em Recife (PE), quatro medalhas no Campeonato Estadual Juvenil de Inverno (RJ). Matheus Gonche é patrocinado pela POUPEX e contemplado pela Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. O nadador defende o Fluminense e é treinado por Marcelo Silva.