Marcos Campos aceita desafio de colocar o Brasil na rota das grandes travessias mundiais

0
1141

Com Samir Barel como técnico, dupla Aquaman encara o percurso de 35k do Leme ao Pontal, a maior travessia de águas abertas do país

Pioneiros em desafios inusitados da natação em águas abertas, Marcos Campos e Samir Barel aceitaram a proposta da recém criada Leme to Pontal Swimming Association (LPSA) de colocar o Brasil na rota das grandes maratonas aquáticas do planeta. Com o percurso de 35k na famosa e belíssima orla do Rio de Janeiro oficialmente homologado e de acordo com as regras das principais travessias do mundo, a dupla Aquaman irá realizar no mês de dezembro a maior maratona aquática do país.

“A LPSA está totalmente alinhada com a proposta do projeto Travessias e Desafios AQUAMAN de divulgar a maratona aquática, associando-a ao desenvolvimento humano e a preservação do patrimônio histórico e ambiental do nosso país. Me sinto honrado em poder fazer parte dessa história e vou treinar muito para vencer mais esse desafio” destacou Marcos Campos, atual campeão da Volta a Ilha de Key West (EUA), e que dessa vez terá Samir Barel como técnico e não colega de desafio.

“Do Leme ao Pontal tem tudo para entrar na rota das grandes travessias mundiais. Além de poder admirar de um ângulo diferenciado grandes cartões postais como o Morro do Pão de Açúcar, Forte de Copacabana, a praia de Ipanema, entre outros pontos turísticos, o nadador é submetido a grandes adversidades no mar do Rio de Janeiro, como fortes ondulações, baixas temperaturas da água, vento forte e até mesmo águas-vivas, fazendo da prova uma das mais belas e desafiadoras do Brasil e do Mundo”, destacou Samir, que recentemente se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa das Águas Abertas.

A LPSA foi fundada por Adherbal Oliveira, recordista Sul-Americano da Travessia do Canal da Mancha, e pelo treinador Renato Ribeiro, especialista em treinamentos para ultramaratonas aquáticas, inspirada nas grandes associações que normatizam, regulam e ratificam os cruzamentos das sete principais travessias do mundo, que compõem o Desafio Ocean´s Seven. Desta forma, a Travessia do Leme ao Pontal não permite a utilização de qualquer traje que auxilie na flutuabilidade e na proteção térmica, e também segue rigorosos padrões de segurança, que incluem acompanhamento por barco, caiaque e fiscal de prova.

Do Leme ao Pontal

O nadador Luiz Lima, um dos maiores fundistas da história da natação brasileira, foi o primeiro atleta a completar o desafio na rota consagrada pela canção de Tim Maia. A Travessia teve início à 1h da manhã de 14 de dezembro de 2008 e a chegada do carioca ocorreu pouco depois das 10h da manhã, completando a prova em pouco mais de 9 horas.

Depois de quase sete anos, o major da FAB Adherbal Oliveira concluiu a Travessia sem o uso de trajes de neoprene, o que tornou a façanha mais atrativa, ampliando o interesse de outros atletas. Em 2016, o nadador Paulo Amaral, tornou-se o terceiro a completar o percurso aos 53 anos de idade. No mesmo ano, Patrícia Farias deixou sua marca se tornando a primeira mulher a concluir a Travessia do Leme ao Pontal.

O Projeto

O Travessias e Desafios AQUAMAN é um projeto desbravador, desenvolvido e executado pelos nadadoresMarcos Campos e Samir Barel e pelo publicitário Matheus Zica, com dois grandes pilares: primeiro, os Desafios Individuais que consiste em contornar a nado ilhas oceânicas, continentais ou fluviais, de importância histórica, natural e cultural em diversas regiões do território brasileiro, dando mais visibilidade para a modalidade; segundo, as Travessias coletivas, que oferecem aos praticantes da maratona aquática um percurso diferenciado no circuito nacional e incentivam a participação de atletas dos mais variados níveis, do iniciante ao mais experiente, tornado a maratona aquática cada vez mais acessível, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

Mais informações e curiosidades do projeto em: www.desafiosaquaman.com.br
Siga também no Instagram: @desafiosaquaman
Curta a fan page oficial www.facebook.com/DesafiosAquaman