Maratona Aquática: Samir Barel vence Circuito Mares em Ubatuba

Samir Barel saiu de Ubatuba (SP) neste domingo (6) de bem com a vida. O nadador venceu o Challenge de 10k da 3ª etapa do Circuito Mares. A prova foi um pontapé inicial bem sucedido de uma verdadeira maratona em águas abertas. Na próxima semana, dia 12 de março, o paulista estará no Rio de Janeiro para a disputa dos 4k do circuito Rei e Rainha do Mar. Em seguida, dia 19, será a vez de nadar os 3k do Aloha Spirit em Ilhabela (SP). No mês seguinte, 16 de abril, serão 20k na Ilha do Mel (PR).

“Foi muito bom, nadei pra 1h57min, chegando quase 5 minutos a frente do segundo colocado, que aliás foi um aluno meu da Elo Academia, nadou pra 2h01min. Foram quatro voltas de 2,5k, então procurei fazer um progressivo, ou seja, nadar uma volta mais forte do que a outra. Estou me sentindo bem preparado, bem condicionado. Apesar do volume estar mais baixo do que a temporada passada, sinto que estou mais forte e com a estratégia mais bem definia. Isso é muito importante para me sair bem nos outros desafios”, contou o atleta de 32 anos.

Toda essa sequência de competições faz parte da preparação do atleta para um dos desafios mais ousados da carreira. Em outubro, Barel pretende realizar a travessia do Canal da Catalina, no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A prova faz parte do chamado “Desafio dos 7 mares”, que consiste nas maratonas aquáticas mais difíceis do mundo. Além disso, se conseguir concretizar o percurso de 34k entre a Ilha Santa Catalina e a costa californiana, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a “Tríplice Coroa das Águas Abertas”, as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015.

“Finalizar o Canal da Catalina é uma verdadeira batalha contra a natureza e contra si mesmo. Serão de 9 à 12 horas nadando nas águas geladas do Oceano Pacífico, em uma área com muitos tubarões. Por isso, terei que realizar o percurso a noite, o que também torna a travessia mais difícil e imprevisível. Mas, minha ideia é mostrar quem com planejamento, disciplina e trabalho árduo é possível enfrentarmos os desafios mais inimagináveis. Então vamos nessa”, lembra um dos principais embaixadores da maratona aquática no país.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”. Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem