Maratona Aquática: Samir Barel prepara sua estreia nos 45K da Ilha de Manhattan

Nadador encara uma das provas de natação mais desafiantes do planeta na semana que vem

0
476

O maratonista aquático Samir Barel está pronto para um dos maiores desafios da natação mundial. No sábado (14), o atleta irá encarar a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia da dificuldade, o nadador terá pela frente 45 quilômetros de travessia, que integra um circuito que os norte-americanos apelidam de “Tríplice Coroa”. Apesar da travessia em Manhattan ser uma prova tradicional no calendário dos nadadores fundistas, será a primeira vez que Barel encara o desafio nas águas geladas do Rio Hudson. “Estudei um pouco a prova e sei que a água estará muito gelada durante as duas primeiras horas, em torno de 15 graus. Porém são estes desafios que procuro. A metragem longa não é o mais importante, mas o desafio de superar diversas dificuldades num mesmo ambiente. Uma prova desta envolve planejamento, estratégia, disciplina, paciência e perseverança, adjetivos que são utilizados no dia a dia de qualquer pessoa que almeja o sucesso”, afirma o nadador e proprietário da ELO Academia de Campinas (SP).

Segundo a previsão dos organizadores, os 45K serão nadados com a temperatura da água variando de 15 a 20 graus. O objetivo de Samir Barel é fazer o percurso entre 7 e 9 horas. O tempo final, segundo o atleta, depende das condições de correnteza e vento do dia. Com objetivo de melhorar a performance, já pensando na quarta etapa do Grand Prix da FINA, marcado para julho, no Canadá, e quem sabe disputar uma posição entre os cinco melhores da prova, Samir Barel contou com uma preparação intensa e bem elaborada para o evento no condado de Nova Iorque.

“Tenho treinado de 50 a 65 quilômetros por semana, de acordo com a planilha do meu treinador Igor de Souza. Além disso, eu tenho o acompanhamento do meu personal Tiago Ribeiro na musculação duas vezes por semana, fisioterapia com Edgard Fida e Silva uma vez por semana e acompanhamento nutricional com Alan Nagaoka, além dos conselhos do Juraci Moreira, principal atleta do Triathlon brasileiro e gestor de meu projeto na Lei de Incentivo ao Esporte. Com essa equipe técnica completa me orientando em cada braçada posso dizer que a preparação está completa”, diz o atleta de 31 anos, beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Além da prova em Nova Iorque, a Tríplice Cora das maratonas aquáticas citada por Samir Barel tem ainda as travessias do Canal da Mancha e do Canal da Catalina. E o brasileiro quer mostrar seu potencial nos três desafios. O atleta ocupa atualmente a 11ª colocação no Circuito Mundial da FINA de provas acima de 15K (Grand Prix).

Samir Barel é patrocinado por Aquasphere, Grupo Astra e Banco Safra, e conta ainda com apoio de Novac Sports, Ugly Dog e Lei de Incentivo ao Esporte. O atleta de 31 anos é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento e ainda exerce o lado empreendedor, sendo proprietário da ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100m livre e 200m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido as quatro primeiras etapas, e recentemente subiu ao topo do pódio nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil de Maratona Aquática.