Maratona Aquática: Samir Barel encerra 2014 disputando título de “Rei do Mar”

Em Campinas, nadador recebe campeões estrangeiros para reforçar treinamento para provas de 2015

0
467

O ano de 2014 certamente foi especial para Samir Barel. Campeão da tradicional Volta na Ilha de Manhattan (EUA), Top 10 no Grand Prix de Maratona Aquática da FINA e primeiro atleta a dar a Volta na Ilha Anchieta (SP) nadando são algumas das conquistas inéditas do nadador de 31 anos, especialista em águas abertas. E para fechar o calendário esportivo com chave de ouro, neste sábado (13) o atleta encara a etapa final do Circuito Rei e Rainha do Mar, disputada na praia de Copacabana, palco dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

“O objetivo é nadar bem e manter o ritmo de prova. Estou me preparando para as provas longas que farei no ano que vem, entre elas, o Canal da Mancha, uma das mais emblemáticas da modalidade. Creio que estarei um pouco lento para 4k, mas muito bem condicionado. Estou me sentido bem nos treinos e nadarei forte para conquistar um bom resultado”, afirma o nadador beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Além do foco já em 2015, Samir Barel aproveita a passagem pelo Rio de Janeiro para dar apoio aos “pupilos”, da Elo Academia de Campinas, onde é Diretor Técnico. “Quando é possível, gosto muito de curtir as provas com eles. Para mim, sinceramente, o mais importante será a diversão e desempenho do grupo”, comenta o nadador.

Visita ilustre em Campinas
Para concretizar as metas ousadas de 2015, Samir Barel reforçou sua preparação com dois dos melhores nadadores do mundo em provas de longa distância da atualidade. Nesta semana, o nadador de Campinas recebe na Elo Academia, sua base de treinamento, o argentino Damián Blaum, atleta olímpico, campeão pan-americano e mundial de Águas Abertas do GP da FINA em 2013, e a espanhola Esther Nuñez, campeã mundial de Águas Abertas do GP FINA em 2007 e 2012.

“Além do prazer enorme em recebê-los para uma clínica esportiva, realizada no último fim de semana, estou aproveitando para aprender na prática as principais dicas desses campeões mundiais. Quero estar bem para cumprir os objetivos de provas longas em 2015 e com isso trazer mais adeptos e apaixonados pelo esporte, mostrando que todos somos capazes de realizar nossos sonhos com planejamento, disciplina e amor pelo que faz”, finaliza o brasileiro.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.