Maratona Aquática: Samir Barel em contagem regressiva para desafio inédito em Ubatuba

0
511

Pouco mais de 120 horas separam Samir Barel de um feito inédito. O nadador paulista realiza nesta semana os ajustes finais visando contornar a nado a Ilha Anchieta, segunda maior ilha do Estado de São Paulo, localizada em Ubatuba (SP). O desafio será realizado no próximo sábado (27), às 7h. Os maratonistas aquáticos Marcos Campos e Raul Porto também foram convidados a participar da façanha, que ainda não possui nenhum registro de atleta que tenha realizado.

“Será uma semana e tanto. Essa será a primeira de diversas ilhas e travessias que estamos programando pelo Brasil. Então, estou muito ansioso e ao mesmo tempo extremamente motivado”, conta o atleta de 31 anos, que é um dos principais fomentadores da maratona aquática no Brasil. “A ideia consiste em exploramos novos percursos de maneira segura, saudável e desafiante, mostrando para as pessoas, amantes e novatos da modalidade, a gama de oportunidades e o bem estar que a Maratona Aquática e o esporte proporcionam”.

Pódio no domingo

Antes de encarar os 25 quilômetros ao redor da Ilha Anchieta, Samir Barel encarou os 5 quilômetros da 4ª etapa da Copa Brasil de Maratona Aquática, disputada neste domingo (21), no Lago Paranoá em Brasília. Depois de sair vencedor das duas primeiras etapas, o nadador paulista conquistou o vice-campeonato geral e o primeiro lugar na sua categoria, concluindo a prova em 1h02m, mantendo a liderança dentro de sua faixa etária.

“Fiquei muito feliz com este resultado e mais feliz ainda por ter nadado ao lado do meu ídolo Luís Lima, que foi o vencedor da prova. É uma satisfação enorme competir ao lado dele, medalhista pan-americano e um dos maiores fundistas do Brasil. Esse tem sido um ano de muitas realizações e experiências. Certamente esse contato me dá ainda mais forças para buscar novas metas e, mais recentemente, concretizar o desafio no litoral norte de São Paulo”, destaca o nadador beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido cinco etapas, e recentemente foi o campeão da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.