Leia a coluna de Fred Kyrillos no Espaço dos Campeões do LANCE

0
351
Motos Voadoras
O motocross freestyle por Fred Kyrillos, piloto profissional e atual nº1 do ranking nacional

Leitores do LANCE! É um prazer poder escrever sobre o motocross freestyle nesse conceituado espaço. A modalidade, também conhecida por FMX, é muito praticada no mundo todo, lotando estádios e arenas, principalmente nos Estados Unidos e no México, que concentram o maior número de praticantes. É uma modalidade que impressiona qualquer pessoa, pois não é todo dia que vemos uma moto voando, não é mesmo? E mais, executando manobras com alto grau de dificuldade para que o show fique ainda mais emocionante. Não há margem para erros, o menor que seja pode resultar em machucados graves, alguns bem graves. Para quem anda de moto sabe disso, seja qual for o terreno, de motoboy a trilheiro. Atitudes imprudentes cobram um preço alto. Na minha modalidade não é diferente, pode parecer loucura mas há na verdade é preciso muita disciplina e treino duro.
A modalidade nasceu no sul da Califórnia na década de 90. O FMX começou como forma de diversão para os pilotos profissionais de motocross e super cross, que iam para dunas, deserto e outros locais fazer manobras quando não tinha competições. Depois de um tempo, as pessoas começaram a filmar – ainda em VHS, nada de câmera HD ou celulares – e começaram os vídeos, dando força e notoriedade ao FMX. Aqui no Brasil temos duas frentes: os shows – que garantem o ganha pão dos atletas – e as competições. Já recebemos muitos grandes eventos, o número caiu mas há um sinal de retomada (e não é só no FMX). No meu caso, como profissional, participo também dos circuitos de fora do Brasil, meu objetivo é ser campeão mundial. Para isso eu sei que é preciso muita dedicação, preparo e seriedade, tanto dentro e como fora das pistas. Preparo físico e psicológico, uma boa alimentação e boas noites de sono são parte do meu dia-a-dia. Sempre que possível, passo algumas temporadas fora do Brasil principalmente na Califórnia – EUA, onde eu tenho a possibilidade de treinar e conviver com alguns dos grandes nomes do freestyle mundial, e isso ajuda a aumentar o meu nível técnico e ficar cada vez mais próximo do meu objetivo.
Quero aproveitar para convidar a todos para conhecer mais sobre a nossa modalidade, sempre há shows ou competições espalhados pelo Brasil ou em vídeos pela internet. Tenho certeza de que vocês irão gostar. Um grande abraço.