Leia a coluna de Fred Kyrillos no Espaço dos Campeões do LANCE

Motos Voadoras
O motocross freestyle por Fred Kyrillos, piloto profissional e atual nº1 do ranking nacional

Leitores do LANCE! É um prazer poder escrever sobre o motocross freestyle nesse conceituado espaço. A modalidade, também conhecida por FMX, é muito praticada no mundo todo, lotando estádios e arenas, principalmente nos Estados Unidos e no México, que concentram o maior número de praticantes. É uma modalidade que impressiona qualquer pessoa, pois não é todo dia que vemos uma moto voando, não é mesmo? E mais, executando manobras com alto grau de dificuldade para que o show fique ainda mais emocionante. Não há margem para erros, o menor que seja pode resultar em machucados graves, alguns bem graves. Para quem anda de moto sabe disso, seja qual for o terreno, de motoboy a trilheiro. Atitudes imprudentes cobram um preço alto. Na minha modalidade não é diferente, pode parecer loucura mas há na verdade é preciso muita disciplina e treino duro.
A modalidade nasceu no sul da Califórnia na década de 90. O FMX começou como forma de diversão para os pilotos profissionais de motocross e super cross, que iam para dunas, deserto e outros locais fazer manobras quando não tinha competições. Depois de um tempo, as pessoas começaram a filmar – ainda em VHS, nada de câmera HD ou celulares – e começaram os vídeos, dando força e notoriedade ao FMX. Aqui no Brasil temos duas frentes: os shows – que garantem o ganha pão dos atletas – e as competições. Já recebemos muitos grandes eventos, o número caiu mas há um sinal de retomada (e não é só no FMX). No meu caso, como profissional, participo também dos circuitos de fora do Brasil, meu objetivo é ser campeão mundial. Para isso eu sei que é preciso muita dedicação, preparo e seriedade, tanto dentro e como fora das pistas. Preparo físico e psicológico, uma boa alimentação e boas noites de sono são parte do meu dia-a-dia. Sempre que possível, passo algumas temporadas fora do Brasil principalmente na Califórnia – EUA, onde eu tenho a possibilidade de treinar e conviver com alguns dos grandes nomes do freestyle mundial, e isso ajuda a aumentar o meu nível técnico e ficar cada vez mais próximo do meu objetivo.
Quero aproveitar para convidar a todos para conhecer mais sobre a nossa modalidade, sempre há shows ou competições espalhados pelo Brasil ou em vídeos pela internet. Tenho certeza de que vocês irão gostar. Um grande abraço.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem