Instituto Ingo Hoffmann já abrigou quase 10 mil pessoas

Associação de Campinas auxilia crianças em tratamento com câncer e recebe famílias dos pacientes

O Instituto Ingo Hoffmann nasceu há 14 anos com a missão de apoiar crianças e seus familiares num dos momentos mais delicados de suas vidas. Enquanto os jovens pacientes recebem tratamento contra o câncer no Centro Infantil Boldrini, referência mundial na área, eles e seus familiares são abrigados no Instituto, com toda a infraestrutura necessária. E ainda podem praticar atividades de lazer e esporte, no projeto Famílias do Instituto em Ação. Quase 10 mil pessoas já foram atendidas, até o final de 2017. Além disso, entre janeiro e junho deste ano foram distribuídas cerca de 32 mil refeições, média de três por dia.
A coordenadora do Instituto, Regina Barsotti, destacou que não esperava todo esse resultado no início do trabalho. “Ao longo desses 14 anos em que abrimos as portas, cada vez mais temos a certeza de que o Instituto é muito mais importante do que nós imaginávamos quando colocamos essa ideia no papel. Percebemos que as pessoas estão passando pelo seu pior momento e, além de estarem com o filho sofrendo de uma doença que não deixa de ser perigosa, essas famílias não teriam condições de tratá-los caso o instituto não existisse”, disse a coordenadora Regina.
Ao todo foram 3281 pacientes atendidos e 6557 acompanhantes auxiliados pelo Instituto até o final de 2017. O recorde foi em 2011, quando a entidade recebeu 452 pacientes e mais de 1000 mil familiares. A expectativa é que esses números sejam superados em 2018, já que a capacidade máxima da casa está cheia desde o início do ano.
“Em meio ao momento difícil, pela notícia da doença do nosso filho, ficamos sabendo do Instituto Ingo Hoffmann, que foi uma luz naquele momento. Passamos por situações complicadas e em todas elas fomos amparados pelo Instituto. Se não fosse por esse apoio, o tratamento do meu filho não estaria completo”, disse Vera Costa de Oliveira, mãe de Oziel, os dois abrigados pela entidade há um ano e meio.
A fundação de Campinas (SP) disponibiliza 30 casas para os pacientes e acompanhantes. Além de reforço escolar e psicológico, os abrigados têm direito à alimentação e transporte. A infraestrutura inclui brinquedoteca, sala de cinema e equipamentos de ginástica, como bola de pilates, halteres emborrachados, entre outros aparelhos. Por meio do projeto Famílias do Instituto em Ação, as crianças podem fazer atividades físicas e de recreação de acordo com sua faixa etária e suas limitações. Já os acompanhantes são incentivados a praticar exercícios variados, como alongamento, musculação e yoga, como forma de manter uma vida mais saudável. O programa recebeu incentivo do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O Instituto
O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que leva o nome do piloto, um dos maiores do automobilismo nacional. Fundado em 2005, o instituto tem a missão de oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças em tratamento do câncer e suas respectivas famílias. Em parceria com o Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial no tratamento do câncer infantil, o Instituto Ingo Hoffman é responsável pelo projeto Casa da Criança e da Família, que abriga as crianças em tratamento intensivo e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.
Localizado em Campinas, no interior de São Paulo, o Instituto proporciona todo o suporte necessário para as crianças, como acompanhamento individual, emocional, além de oferecer um espaço que, além da moradia, inclui ampla área para interação, realização de eventos e atividades esportivas, com o Projeto Famílias do Esporte em Ação.
Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br/
Contatos:
Flávio Perez
Tel: +5511999498035

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem