Jaguar I-PACE eTrophy: Nelson Piquet Jr testa carro da categoria no Círculo Ártico

0
93
Foto: Divulgação/Jaguar Racing

Primeiro campeão mundial da ABB Formula E e atual piloto da Panasonic Jaguar Racing, Nelson Piquet Jr colocou o Jaguar I-PACE eTrophy em testes de -40ºC no Círculo Ártico.

Após a sua estreia global na corrida da ABB FIA Formula E em Ad Diriyah, Arábia Saudita, o Jaguar I-PACE eTROPHY com tração nas quatro rodas foi submetido a rigorosos testes em baixas temperaturas nas instalações da Jaguar Land Rover no Círculo Ártico, em Arjeplog, na Suécia.

O piloto de Fórmula E da Panasonic Jaguar Racing, Nelson Piquet Jr, levou o Jaguar I-PACE eTROPHY a um dos muitos lagos congelados da região para explorar todo o potencial do carro elétrico, que chega a até 195 km/h no gelo. As temperaturas excederam -40°C, cerca de 10°C abaixo do que a maioria dos veículos elétricos convencionais podem enfrentar.

O Jaguar I-PACE eTrophy foi ao gelo pela primeira vez, ao lado do Jaguar I-PACE de produção, para provar a eficácia do sistema de gerenciamento térmico de última geração de sua bateria. Isso permitiu que ele oferecesse excelente desempenho, eficiência e durabilidade em condições abaixo de zero.

“Tiramos o I-PACE eTROPHY da sua zona de conforto, em temperaturas abaixo de zero. Ele encarou o desafio de frente e se sobressaiu. Dirigí-lo nos lagos congelados e sentir seu desempenho em condições tão extremas foi algo que não vou esquecer tão cedo”, comentou Nelson Piquet Jr.

O Jaguar I-PACE eTROPHY e o Jaguar I-PACE são alimentados pela mesma bateria de íons de lítio de 90kWh. Utilizando os melhores carregadores rápidos da ABB “Terra” de 50kW na Ice Academy, os veículos podem ser carregados em 90 minutos. O Jaguar I-PACE pode ir de 0 a 80% em apenas 40 minutos usando carregamento rápido CC (100kw).

“Os carregadores da ABB na Ice Academy são uma das infraestruturas de carregamento mais ao norte de toda a Europa, em uma das instalações mais remotas e mais frias do planeta. As estações foram projetadas para funcionar em condições extremas de -35°C a mais de 55°C”, comentou Chris Crump, líder da equipe de operações do Sul da Europa.

Sobre a Jaguar I-Pace eTrophy

Depois de se tornar o primeiro fabricante premium a entrar na ABB Fórmula E em 2016, a Jaguar criou agora a primeira série de corridas de veículos elétricos de produção do mundo – a Jaguar I-PACE eTROPHY. O campeonato terá o apoio oficial do mundial de carros elétricos, e contará com 20 carros a partir da quinta temporada. A competição apoia o lançamento do Jaguar I-PACE, o primeiro veículo elétrico a bateria da Jaguar, e reforça a futura estratégia de electrificação da Jaguar Land Rover, mantendo o compromisso com as corridas de rua elétricas e a missão “Race to Innovate”. Os parceiros do campeonato incluem o fornecedor oficial de pneus Michelin, a parceira oficial ABB, o parceiro técnico Sabelt e o fornecedor oficial de roupas One All Sports.