Hipismo: Bianca Rodrigues se prepara para Festival Internacional no Rio de Janeiro

0
419

Faltam apenas dois meses para o final da temporada 2014, mas a amazona Bianca Rodrigues não quer saber de descanso. Nesta semana, entre os dias 7 e 9 de novembro, a jovem, que recentemente foi medalha de bronze por equipes no Campeonato Sul-Americano no Chile, compete no 9º Festival Nacional do Cavalo BH, na Sociedade Hípica Paulista.

“Será uma prova por equipes, com cinco alturas: 0,80cm, 0,90cm,1m, 1,20m e 1,35m. Cada um salta uma altura e todos precisam se sair bem para vencer. Estou me preparando para deixar minha égua equilibrada e saltar com frieza, dando o seu melhor, tanto agora como no Rio de Janeiro”, explica a amazona.

O torneio em São Paulo servirá como treino para o Longines Rio Equestrian Festival, evento internacional de alta performance, que ocorre de 12 a 23 de novembro na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro (RJ). Na cidade maravilhosa, Bianca Rodrigues encara dois concursos internacionais válidos para o Ranking da Federação Internacional de Hipismo (FEI). Mais de 500 cavalos e os melhores cavaleiros do Brasil participam da disputa. Os percursos são assinados pelos course designers internacionais Helio Pessoa (na primeira semana) e Frederic Cottier (segunda semana), cavaleiro olímpico francês que acaba de montar as pistas do Campeonato Mundial de Saltos que aconteceu na primeira semana de setembro, na Normandia.

“Já participei de outras edições da competição. A dificuldade certamente será elevada, tanto pelo nível dos participantes, que vem de todo o Brasil, como pelos percursos”, finaliza a atleta do Clube Hípico de Santo Amaro.

Sobre Bianca Rodrigues

A atleta tem 18 anos e é uma das revelações do hipismo brasileiro. Sua montaria oficial é a égua Abernante. A paixão por cavalos começou cedo, aos 7 anos de idade, quando foi a um hotel fazenda e montou pela primeira vez. Depois disso, seu pai, Marcello Rodrigues, a encorajou a praticar saltos. A jovem já participou dos principais torneios das categorias de base, sendo a atual a vice-campeã sul-americana (2013). Recentemente, a amazona conquistou a medalha de prata por equipes no hipismo nos Jogos Olímpicos da Juventude. Seu sonho é defender o Brasil novamente em uma competição olímpica e a atleta espera estar pronta para os Jogos de 2020.

Bianca Rodrigues é orientada por uma equipe multidisciplinar, liderada pelo técnico Tony Fortino, do Clube Hípico de Santo Amaro, localizado na zona sul de São Paulo (SP). A atleta cursa o último ano do ensino médio e pretende ingressar no curso de Veterinária na faculdade.