Gustavo Grummy do polo aquático pode igualar marca histórica do avô em Pan

Atacante disputa nesta quarta-feira (15) a grande final de Toronto-2015 contra os Estados Unidos

0
521

O jogador de polo aquático Gustavo Grummy Guimarães pode repetir um feito histórico em família nesta quarta-feira (15). A seleção brasileira decide a medalha de ouro de Toronto-2015, às 21h (horário de Brasília), contra os Estados Unidos. A vitória daria o segundo título dos Jogos Pan-Americanos ao polo aquático masculino verde-e-amarelo. Se tudo der certo, o atleta do Sesi-SP repetirá a conquista do avô, João Gonçalves Filho, que integrou a equipe brasileira campeã na edição de São Paulo-1963. “Seria mais um sonho realizado. Tenho meu avô como um ídolo e gostaria muito de conseguir um feito que pudesse igualá-lo”, contou Grummy.

João Gonçalves Filho, o avô de Grummy, participou de sete Olimpíadas e foi o porta-bandeira na edição do México-68, além é claro do inédito título do Pan de 1963. João foi nas duas primeiras Olimpíadas na natação (Helsinque-52 e Melbourne-56); a terceira no polo e na natação (Roma-60); a quarta e quinta no polo (Tóquio-64 e México-68) e as duas últimas como técnico de judô (Barcelona-92 e Atlanta-96). Ajudou o Douglas Vieira e o Aurélio Miguel e ganhar as medalhas olímpicas deles e também trabalhou com Daniel Hernandes, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro.

Cristina Guimarães, mãe de Grummy e filha de João Gonçalves Filho, não esconde a ansiedade pela decisão do Pan.”A torcida é grande, o trabalho foi feito, a vontade e determinação do grupo – e da torcida – são imensas”.

Nas semifinais desta segunda-feira (13), o polo aquático masculino do Brasil bateu a Argentina por 15 a 9, com um gol de Gustavo Grummy. Na fase de classificação, a equipe venceu todos seus jogos: Canadá, Venezuela e México.

O time vem de uma vitória recente diante dos norte-americanos. Na Super Final da Liga Mundial de Polo Aquático, disputada no mês passado, a equipe teve uma atuação histórica, empatando em 10 a 10 no tempo normal e vencendo nos pênaltis por 14 a 13, rendendo uma medalha de bronze inédita para o País na modalidade. Mas nem por isso, o time promete relaxar contra o adversário.

“O que aconteceu na Liga foi ótimo, mas já é passado. Um novo capítulo será escrito no Pan. Essa partida representará todo o trabalho feito pelo grupo até aqui. Por isso, vamos concentrados para fazer o melhor possível dentro da piscina”, finaliza Grummy.

Gustavo Guimarães é atleta do Sesi-SP e atacante da seleção brasileira de polo aquático. O jovem de 21 anos já tem mais de 1.600 gols marcados em 15 anos de carreira, sendo artilheiro de diversos campeonatos e eleito MVP (melhor jogador do torneio) no Pan-Americano Junior de 2012 e no Sul-Americano Junior de 2013. Com o Sesi-SP, o atleta se tornou bicampeão paulista e campeão brasileiro no ano passado.

Entre as principais conquistas do jogador estão a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011, o Prêmio Brasil Olímpico do COB de 2012, o inédito bronze da Super Final da Liga Mundial.e o Sul-Americano em 2014.

Mais informações no site www.grummywp.com.br

As redes sociais de Grummy

Siga no Twitter: @GrummyWP
A página oficial do atleta no Facebook é GrummyWP
E veja as fotos do jogador no Instagram: @grummy11