Grummy e irmão Ricardo convocados para seleção brasileira de polo aquático

0
297

Os irmãos Gustavo Grummy e Ricardo Guimarães foram convocados pelo técnico Ângelo Coelho para treinamento da seleção brasileira de polo aquático visando o Mundial de Desportos Aquáticos de Budapeste 2017. Os atacantes do E.C. Pinheiros integram a equipe nas atividades que ocorrem nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), no período de 8 de maio a 4 de julho de 2017. Será a primeira vez que os dois estarão juntos na seleção adulta.

”Estou feliz de ser lembrado mais uma vez. Será o meu terceiro Mundial de Desportos Aquáticos da carreira no time adulto. Essa convocação tem um gostinho especial por ter meu irmão ao meu lado. Ele mereceu a vaga, tem vontade e vai lutar até o fim pelo Brasil. Certamente ele estará 200% para o Mundial e será uma honra jogar com ele”, disse Gustavo Grummy, que também defende o Quadis C.N.Mataró, equipe da Liga Espanhola de Polo Aquático.

Recentemente, Grummy foi escolhido o melhor jogador da Copa UANA de polo aquático, torneio classificatório para o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de Budapeste 2017, disputado em Trinidad e Tobago. O atacante se destacou na campanha de cinco jogos que deu o inédito título para a seleção brasileira.

Irmão de Grummy, Ricardo Guimarães, de 25 anos, volta à seleção depois de defender o Brasil nas categorias de base. Atuando no E.C. Pinheiros depois de temporadas na Universidade de Long Beach, nos Estados Unidos, o atleta encara essa convocação como chance de ouro para brilhar assim como o irmão mais novo, que é apontado como um dos maiores jogadores da modalidade.

”É um sonho defender a seleção brasileira! A equipe está se renovando e eu certamente tenho muito a colaborar. Vamos seguir a história que a nossa família tem no esporte”, falou Ricardo em referência ao avô João Gonçalves, que esteve em sete ​Olimpíadas, sendo cinco como competidor e duas como técnico. Os pais de Ricardo e Grummy também são ligados ao esporte. Betão foi diretor de polo do Sesi-SP e integrante da seleção brasileira na década de 80 e sua mãe, Cristina, é comentarista de saltos ornamentais.

No Mundial de Budapeste 2017, a seleção de polo aquático masculina estreia no dia 17 de julho contra o Cazaquistão. Depois, o time encara Montenegro e fecha o grupo no clássico pan-americano contra o Canadá.

Campanha na Liga Espanhola de Polo

O atacante Gustavo “Grummy” Guimarães encerrou sua participação na Liga Espanhola de Polo Aquático com 63 gols marcados. Seu time, o Quadis C.N. Mataró, ficou em quinto no geral após perder o duelo das quartas-definal para o C.N. Barcelona por dois jogos a um. O brasileiro segue como vice-artilheiro da competição.

O Mataró se classificou para a COPA LEN (uma espécie de Copa da UEFA do futebol europeu) na próxima temporada. Outros resultados de destaque foram as semifinais da Copa Catalunha e as quartas também de Copa del Rey e Super Copa da Espanha. No país europeu, a temporada sempre começa após as férias de verão, geralmente em setembro e terminam até junho.

Gustavo Grummy Guimarães tem 23 anos e já tem mais de 1.700 gols marcados em 15 anos de carreira, sendo artilheiro de diversos campeonatos e eleito MVP (melhor jogador do torneio) no Pan-Americano Junior de 2012 e no Sul-Americano Junior de 2013. Entre as principais conquistas do jogador estão as medalhas de bronze Pan de Guadalajara 2011 e prata no Pan de Toronto 2015, o Prêmio Brasil Olímpico do COB de 2012, o inédito bronze da Super Final da Liga Mundial, o título do Sul-Americano em 2014 e o oitavo lugar nos Jogos do Rio 2016 – melhor resultado da história do polo aquático brasileiro. Em 2017, o atleta foi eleito MVP da Copa Uana, que classificou o Brasil para Budapeste 2017.