Grand Prix de Maratona Aquática: Samir Barel estreia nas águas quentes de Cozumel (MEX)

0
414

Há quinze dias Samir Barel se tornou um dos primeiros atletas a desbravar e concluir o percurso inédito de 23k em torno da Ilha do Mel (PR). Neste sábado (25), o atleta de 31 anos encara pela primeira vez ás aguas quentes de Cozumel, maior ilha do México. O trajeto de 15k faz parte do Grand Prix de Maratona Aquática da FINA, que reúne os melhores nadadores de águas abertas do mundo.

“Dizem que a água de lá é cristalina, o que facilita muito a navegação e estratégia, já que conseguimos visualizar os adversários.com melhor clareza. A temperatura da água fica em torno de 28 graus, um pouco quente, mas que se torna um fator positivo para nós brasileiros. Nesta época do ano, a maioria das provas do Brasil apresenta esta condição. Mas temos previsão de muito vento que as vezes torna o mar mais difícil”, explica o nadador, que é um dos embaixadores da maratona aquática no Brasil.

A prova no paradisíaco Mar do Caribe também faz parte da preparação de Samir Barel para um desafio grande e ousado. Em agosto, o nadador irá realizar a emblemática Travessia do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra. “Espero mais uma vez avaliar como está meu condicionamento físico, psicológico e estratégico. Todas as provas que venho participando possuem condições diferenciadas, uma experiência que agrega muito para chegar bem no Canal”, ressalta o atleta, que também está confirmado no Rio Negro Challenge 30K, prova inédita marcada para 2 de maio.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.