Geraldo Rosenthal volta da Croácia no topo do ranking do Tiro Esportivo Paralímpico

0
309

O atleta paralímpico Geraldo Rosenthal se garantiu na liderança do ranking mundial na prova P5 – Pistola de ar standard 10m. O gaúcho de 42 anos conquistou mais um ouro para o Brasil, no último sábado (23), durante a Copa do Mundo de Tiro Esportivo, disputada em Osikek, na Croácia. O paratleta marcou 351 pontos na disputa e ficou com o primeiro lugar. Em segundo ficou Jakub Kosek, da República Tcheca, com 344 pontos, seguido por Gyula Gurisatti, da Hungria, com 343. “A prova de pistola de ar 10m está ficando importante, com cada vez mais atletas e só vem crescendo. Eu acredito que entrará para os Jogos Olímpicos de 2024. Já estou praticamente há um ano ocupando o primeiro lugar no ranking mundial dessa modalidade”, contou o paratleta.

Além de faturar o lugar mais alto do pódio, Geraldo também bateu o recorde das Américas na prova, superando a marca do norte-americano Michael Tagliapetra. O atirador, natural de Campo Bom (RS), foi o primeiro e único paratleta a conquistar uma medalha de ouro para o Brasil nas modalidades de pistola em uma Copa do Mundo, em 2013, na Tailândia. O feito se repetiu no ano passado e, com a conquista do fim de semana, Geraldo já soma três ouros em competições mundiais.

Este ano, o paratleta já acumulou dois bronzes na Copa do Mundo de Dubai, em fevereiro, e mais dois bronzes na Alemanha, em abril. Na Croácia, a medalha de ouro somou-se ao sexto lugar na P3 – Pistola .22lr 25m; o 13º lugar na P4 – Pistola .22lr 50m; e o 19º lugar na P1 – Pistola de ar 10m, finalizando a competição.

A Copa do Mundo de Tiro Esportivo foi organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Esta foi a quinta etapa do evento, depois de passar por Al Ain, nos Emirados Árabes (de 19 a 28 de fevereiro), Szczecin, na Polônia (de 24 a 29 de abril) e Lonato, na Itália (12 a 17 de setembro). A última etapa ocorrerá em Bangkok, na Tailândia, de 8 a 11 de novembro.

Sobre Geraldo Rosenthal

Paratleta e atirador desde 2007, Geraldo Rosenthal foi o primeiro medalhista brasileiro em Copas do Mundo de Tiro Esportivo na modalidade a conquistar o ouro. Natural de Campo Bom (RS), é portador da síndrome de Poland e possui uma má formação na mão direita. Batedor de recordes, competiu na Paralimpíada Rio 2016 e ocupa o primeiro lugar no ranking mundial na prova de pistola de ar 10m.

Geraldo conta com os apoios de Bolsa Pódio do Governo Federal; Programa Top 2020 do Paraná; Rifle; SMS Air Guns; e CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos).

Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
flavio@onboardsports.net
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br