ABB Formula E: conheça o Modo de Ataque, novidade da próxima temporada

0
56
Divulgação/ABB Formula E

A quinta temporada da ABB Formula E está cheia de novidades, e uma delas é o Modo de Ataque, uma forma diferente dos carros ganharem potência durante as provas.

Nesta segunda-feira (03) a ABB Formula E divulgou um vídeo com mais detalhes sobre o Modo de Ataque.

Em cada circuito da próxima temporada haverá uma zona de ativação do Modo de Ataque, um trecho da pista fora da linha comum utilizada pelos pilotos durante as corridas.

Ao se aproximar da zona de ativação, o piloto aciona o modo de ataque no volante apor meio de um botão e o carro aumentará a potência (de 200kW para 225kW) por um curto período de tempo.

Os pilotos poderão utilizar a zona de ativação do Modo de Ataque a partir da segunda volta, e o uso deste recurso durante a prova será obrigatório.

A quantidade de ativações será determinada pela FIA, o qual será ajustado de acordo com o layout de cada circuito.

Para os fãs da ABB Formula E conseguirem identificar a zona de ativação do Modo de Ataque, a transmissão do campeonato adotará a utilizará um gráfico de campo vinculado, e contará com o recurso da realidade virtual.

Também será fácil para os fãs identificarem qual tipo de potência dos carros por conta da iluminação do Halo (acessório de segurança que fica acima do cockpit do piloto). O equipamento contará com luzes de LED, que indicarão qual tipo de potência o piloto está utilizando: azul em Modo de Ataque (225kW), magenta ao utilizar o FanBoost (240kW a 250kW).

Fundador e CEO da ABB Formula E, Alejandro Agag, comentou sobre a novidade: “A Fórmula E quebrou o molde ao ser a primeira categoria totalmente elétrica – então é claro que não temos medo de tentar coisas novas. Estamos introduzindo inovações na pista, aprimorando o formato da corrida e criando novas formas de os fãs seguirem ou interagirem com o esporte. Estou ansioso para ver a estréia competitiva do carro Gen2 e do Modo de Ataque em ação durante uma corrida nos circuitos de rua apertados e desafiadores que definem nossa categoria. Espero por este momento há muito tempo e este é o ano de amadurecimento da ABB Formula E.”

Atual campeão mundial da categoria, Jean-Eric Vergne também comentou a respeito do Modo de Ataque.

“Para alguém que está na categoria desde o começo, pessoalmente já vi como a Fórmula E deu grandes passos – não apenas no que diz respeito ao  desempenho do carro, mas implementando novas idéias que continuam a promover as corridas, como o Modo de Ataque. Como pilotos, queremos ser capazes de correr muito e os fãs querem isso também. Tivemos uma pequena prova do Modo de Ataque durante o teste de pré-temporada em Valência, mas é difícil dizer como será durante a corrida. Acho que estamos todos muito curiosos para descobrir e falta pouco tempo para a estreia em Ad Diriyah. Eu acho que a maior questão em torno do Modo de Ataque será quando usá-lo e como economizar energia em comparação com os outros pilotos. É um jogo de adivinhação e vai gerar alguns resultados empolgantes e imprevisíveis.”