Fim de semana dourado para os atletas da Escolinha de Triathlon

0
50

Rainer Simas Lopes entrou para a Escolinha de Triathlon Formando Campeões apenas nesta temporada e já conquistou sua primeira grande vitória, neste sábado (24). O jovem triatleta foi o campeão da etapa de Fortaleza da Copa Triathlon Brasil na categoria 16 a 17 anos, completando o circuito na distância sprint – 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida – com 1h05min04seg. A disputa, válida também como etapa da Copa Continental de Triathlon Olímpico, reuniu os principais nomes da modalidade no Brasil e nas Américas.

O sábado foi de superação para Rainer. O atleta chegou a Fortaleza com o osso do antebraço trincado, após um acidente com a bike na semana anterior, na etapa de abertura da Copa Triathlon Brasil.”O Rainer sofreu o acidente na volta para o hotel. Um outro ciclista, imprudente, jogou uma bike com carga em cima dele. Foi uma semana difícil. Ele mal conseguiu treinar, tanto que havia dúvidas quanto à sua participação em Fortaleza”, explica Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

“Logo na largada, senti as dores e tentei nadar com um só braço, mas estava ficando para trás e decidi usar os dois braços mesmo assim. Recuperei algumas posições na bike e forcei tudo o que podia na corrida. Um amigo sofreu uma penalização, teve que parar por 10 segundos, e aproveitei para ganhar distância no final da prova”, contou Rainer. O jovem amazonense transferiu-se de Manaus para Curitiba, nesta temporada, atraído pelo modelo de sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, referência brasileira na formação e desenvolvimento das categorias de base da modalidade. O objetivo é ambicioso: chegar às Olímpiadas.

Pódios em Guaratuba

O final de semana também foi de comemoração para os atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões nas disputas “caseiras”. No sábado (24), foi a vez da mais nova geração do triathlon se destacar na etapa de Guaratuba do Insano Tri Series, com os irmãos Mazorca. Miguel Mazorca foi o campeão da categoria 10 a 12 anos, enquanto João Vitor Mazorca ficou com o bronze na categoria Open Livre, disputada na distância de 400m de natação, 10km de bike e 2,5km de corrida.

“Os dois estão treinando com muita confiança para o Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil de Triathlon. São muito talentosos e ainda vão render bons frutos, como fizeram as irmãs Forti Tinelli”, avaliou Ricardo Júnior Cardoso. As irmãs Alice e Maria Fernanda Forti Tinelli, descobertas no projeto, hoje integram a Seleção Escolinha de Alto Rendimento, voltada para as mais importantes competições nacionais e internacionais.

Neste domingo (25), a disputa foi na distância sprint, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Fernanda Nardino foi ao pódio com o terceiro lugar geral da competição. Já Cauã Diniz faturou o ouro na categoria 14 a 15 anos. “O Cauã demonstrou mais uma vez porque também faz parte do time de alto rendimento da Escolinha. Com apenas 14 anos, brigou de igual para igual com adversários mais experientes”, ressaltou Ricardo. “Ele fechou a etapa da natação em quarto lugar, demonstrando estar forte na água, e largou em primeiro na bike, sua especialidade. A corrida é a modalidade em que está se especializando, e encerrou em oitavo no geral. Ele também está treinando forte para o Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil, para trazer a vitória para a Escolinha.”

Desafio para pais e filhos

O domingo ainda reservou uma disputa especial para os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Os jovens talentos tiveram a oportunidade de disputar ao lado dos pais a 1ª Corrida Patrulha Escolar do Circuito PMPR. O objetivo era aproximar ainda mais os pais da rotina de treinos e competições dos filhos e incentivá-los a praticar um esporte. O evento teve disputas de 400 a 1000m para a categoria kids, na pista de mountain bike onde a Escolinha treina, e de 5km para a categoria de 11 a 12 anos.

“Os pais nos atenderam e foram muito bem. Fizemos um alongamento, e em seguida o aquecimento. Por ser a primeira vez que disputaram uma prova de 5km, o tempo médio deles foi de 30 minutos”, explicou o instrutor Ronaldo Mateus.

Atualmente, a Escolinha recebe 50 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões