Feito inédito: Samir Barel e Marcos Campos se preparam para travessia ousada no Litoral Norte

Samir e Marcos

Os nadadores Samir Barel e Marcos Campos estão ansiosos para próximo desafio. No dia 27 de setembro, a dupla irá contornar nadando a Ilha Anchieta, a segunda maior ilha do Estado de São Paulo, situada em Ubatuba (SP). Até agora, ninguém contornou os 25 quilômetros de extensão. O feito inédito exige preparação! Mesmo tendo mais de 10 anos de experiência em provas de longa distância em águas abertas, os atletas já realizam uma preparação intensiva, visando concretizar o feito inédito nos mares brasileiros.

“Fiz um treino forçado em uma prova de 25k da Ilha do Arvoredo, em Bombinhas (SC), nadando por 6h20min. Os treinos longos vão se manter até quarta-feira que vem”, conta Marcos Campos, que fora da água também passa horas estudando o trajeto totalmente novo e desconhecido. “Podemos sofrer a influência de diversos fatores, como corrente contra, ventos fortes, o que pode dificultar a concretização do projeto. Por isso, a analise antes de partirmos será crucial”.

O objetivo da Volta à Ilha Anchieta é explorar e divulgar lugares inusitados, como a ilha paulista, um ponto turístico histórico que possui vários locais de mergulho e trilhas ecológicas, onde possam ser criados eventos diferenciados com novos percursos, contribuindo assim para o cenário da Maratona Aquática em todo o País.

“Estou muito animado e motivado com este projeto, pois acredito que estaremos divulgando de forma positiva, diferente e motivadora a modalidade dentro do Brasil. Com isso, tenho certeza que conseguiremos atingir públicos de todos os níveis, mostrando que a maratona aquática proporciona saúde, disposição, superação, disciplina e planejamento, adjetivos fundamentais para o sucesso em qualquer área de nossas vidas”, destaca Samir Barel.

O nadador Raul Porto, um dos veteranos na maratona aquática paulista, também participará do evento como convidado.

O local

A Ilha Anchieta, localizada no Litoral Norte paulista, tem uma passagem importante nos registros históricos do Estado. Em 1904, foi construído um presídio de segurança máxima com objetivo de abrigar os piores bandidos do Estado de São Paulo. Em 1952, ocorreu no local a pior rebelião da história do sistema carcerário paulista, no qual dezenas de presos e policiais foram mortos. Depois disso, o presídio foi desativado, mas os colonos e caiçaras da ilha relatavam diversas aparições de fantasmas dos presos pela ilha, que hoje tornou-se ponto turístico.

Volta à Ilha Anchieta conta com apoio da prefeitura municipal de Ubatuba e da Aquasphere, com parceria da Swim Channel.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem