Evento-teste da Semana de Vela de Ilhabela reúne 32 barcos

0
399

O nome evento-teste foi difundido aqui no Brasil nos últimos anos por causa da Rio 2016. Quase todas as sedes da Olimpíada já abrigaram competições para simular o que vai ocorrer em agosto deste ano. Na Semana de Vela de Ilhabela não é diferente! Na última década, o Yacht Club de Ilhabela (YCI) decidiu promover uma das tradicionais etapas da Copa Suzuki – Circuito de Oceano, uma competição para testar as instalações e colocar as equipes em ritmo de prova. Em 2016, o Warm-Up, tradução para o português de aquecimento, reúne 32 barcos de quatro classes – C30, HPE25, RGS e Bico de Proa. ”Podemos comparar, guardadas as devidas proporções, a um evento-teste da Olimpíada. Falta um mês para a Semana de Vela e as equipes, YCI e staff fazem os últimos ajustes para receber a grande competição. É preciso ter todo um teste, da portaria às raias montadas, passando por arbitragem, funcionários e até velejadores. O local receberá quatro vezes mais gente do que os dias normais”, disse Cuca Sodré, juiz internacional de vela e organizador do evento.

Os velejadores também encaram o Warm-Up da Semana de Vela de Ilhabela como uma grande oportunidade para entrosamento. ”É um momento que a gente prepara equipe e prepara o barco. Alguns testes são realizados e a gente tem a oportunidade de ver as posições a bordo, testar regulagem e baco. O evento-teste é importante para que a equipe chegue entrosada e afinada para a regata, que é a mais importante semana de vela da América Latina”, disse Bayard Umbuzeiro Neto, comandante do Inaê – Transbrasa Sailing Team, que está inscrito na classe RGS.

A organização espera 150 embarcações e mais de 1.000 velejadores na água na edição 2016, que será disputada de 1º a 9 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. Estão previstas mais de 100 regatas