Especialista em corridas de rua e triatlo dá dicas para a Meia Maratona de São Paulo 2014

A temporada 2014 de grandes corridas de rua tem seu inicio no domingo (23) com a 8ª Meia Maratona Internacional de São Paulo. Os melhores nomes do atletismo nacional e destaques do exterior participarão do evento, percorrendo os 21.097 m por ruas e avenidas do Centro Histórico da capital paulista. Haverá ainda a disputa de 5 km. A largada está prevista para as 6h55, com a categoria Cadeirantes, na Praça Charles Miller, em frente ao portão de entrada do Estádio do Pacaembu, local também da chegada.

O especialista em corridas de rua e triatlo Fábio Brito deu uma série de dicas aos atletas amadores que irão participar do evento, principalmente para a meia maratona. A primeira delas é fazer um check list antes da prova. “Veja quais itens que farão parte do seu uso durante a corrida, como tipo de roupa, tênis, protetor solar, boné, óculos, radio, relógio, vaselina, meias e algum analgésico, ou anti-inflamatório. O principal é o kit da prova, deixe pré instalado o número na camiseta e o chip no tênis”, disse o personal Fábio Brito.

Outro detalhe importante é verificar no site da prova quais os pontos de subida. “Veja no site a altimetria da prova para não ter surpresas em variações de velocidades ou tempo durante os quilômetros percorridos, faça uso de uma cola com a passagem de casa km, ajuda para que o ritmo não fuja do planejado, leve no bolso da roupa, ou grude no seu corpo”.

Mais dicas de Fábio Brito para a Meia Maratona Internacional de São Paulo

“Acorde cedo, pois o horário de largada para a grande parte dos corredores será às 07h15.  Nunca corra em jejum, pois você precisará de muita energia para concluir a prova, caso não consiga acordar cedo para tomar um bom café, leve com você durante a ida para o evento a coma uma hora antes da largada.

“Passe protetor solar no corpo, vaselina nas articulações, pés, pescoço, virilhas, axilas e nos mamilos, para evitar bolhas ou desconforto com o tecido”.

 “Procure largar a prova dentro das zonas de tempos pré-estabelecidas, não largue em zonas que você não suporta o ritmo, pois vai atrapalhar outras pessoas, e com certeza, vai errar o seu próprio ritmo”.

 “Hidratação muito importante! Não esqueça de beber um gole de água nos postos de hidratação ou isotônicos para manter os sais minerais no corpo.

“Se você utiliza carboidrato em gel não esqueça de tomá-los nos quilômetros pré estabelecidos. Na saída da prova tenha paciência, realize os primeiros quilômetros dentro de um ritmo confortável, não ofegante, para garantir uma corrida tranquila e inteligente”.

 “Evite correr próximos das guias, corra no meio da pista, assim evita sobrecarregar um lado do corpo, preste atenção aos buracos, lombadas, tartarugas e olhos de gatos durante a prova, pois uma torção de tornozelo, joelho quadril, fará com que você abandone o evento. Corra com grupos de pessoas experientes ou ritmados, mas evite conversar demais durante a prova, além de incomodar outros participantes, evita o cansaço muscular e mental”.

“Leve um pouco de papel higiênico, ou lenço umedecido, pois não esqueça que percurso será de 21km, cólicas poderão ocorrer de surpresa. Algumas medidas, previamente tomadas e estabelecidas, representarão 50% de seu sucesso final na conclusão do corrida”.

No ano passado, o título no masculino ficou com o brasileiro Giovani dos Santos, que completou os 21km com o tempo de 1h03min37seg. O atleta ainda colocou o país em vantagem no duelo com estrangeiros, com quatro conquistas em sete edições.

Já entre as mulheres, a vitória foi de Sara Makera, da Tanzânia, com 1h13min19seg. Sueli Pereira da Silva foi a melhor brasileira, com o terceiro lugar. No retrospecto feminino, são seis títulos para atletas de fora e apenas um para o Brasil, na primeira edição, com Ednalva Laureano, em 2007.

Foto: Leo Shibuya

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem