Espaço dos Campeões do LANCE! destaca a Escolinha de Triathlon

0
290
Ricardo Cardoso Júnior, coordenador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, escreveu sobre a oportunidade internacional para triathlon brasileiro no Sul-Americano do Uruguai. Leia na íntegra
….
 Amigos leitores do LANCE! Agradeço a oportunidade de escrever para o prestigiado espaço e falar de esporte, mais precisamente o triathlon. Desde 2015, a história da modalidade está sendo reescrita em Curitiba e, em futuro próximo, no país todo, com a Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Vamos enviar mais duas atletas jovens para defender o Brasil em um evento de alto escalão do esporte. As futuras atletas olímpicas Gabriele Lemes e Alice Forti Tinelli participam agora neste domingo do Campeonato Sul-Americano de Jovens, que será realizado em Montevideo, capital do Uruguai. É uma competição importante, que já detecta os próximos triatletas que vão disputar olimpíadas. Talvez até em Tóquio 2020, mas para 2024 é certeza de que muitos estarão representando seus países.
As jovens triatletas acima citadas, respectivamente campeã e vice na categoria 14 anos do Campeonato Brasileiro 2016, estão ansiosas pela oportunidade de defender as cores do Brasil e ainda trocar experiências com atletas de outros países. É importante esse intercâmbio. Recentemente, a Maria Fernanda Tinelli – outra aluna da escolinha – também integrou a seleção brasileira no Mundial de Aquathlon em 2016.
É um orgulho muito grande ver que os resultados estão aparecendo mesmo em menos de dois anos e que estamos no caminho certo atuando na formação dessa nova geração, que tem um potencial enorme. A evolução dessas meninas na modalidade tem sido impressionante e desde a convocação elas se mostraram extremamente comprometidas, treinaram duro, melhoraram seus tempos e por isso tenho certeza de que farão uma excelente prova. Digo que as duas citadas já brigam com meninas do adulto em provas pelo Paraná.
A escolinha foi criada há dois anos com intuito de formar cidadãos na vida e no esporte. Espero que outras cidades façam o mesmo! O projeto desenvolvido pelo atleta olímpico Juraci Moreira deveria ser copiado. Todas as 35 crianças e adolescentes envolvidos neste projeto se superam diariamente mesmo com pouca idade e tenho certeza de que podem ser futuros vencedores na modalidade. Os atletas treinam de segunda a sábado de 3 a 4 horas diárias sempre supervisionados por seus técnicos nas dependências do Colégio da Polícia Militar do Paraná.
Mais uma vez obrigado e desejo boa sorte às meninas e todas os outros brasileiros convocados para Sul-Americano de Triathlon.

 

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

Tel: +5511999498035