Espaço dos Campeões do L! com Thiago Pereira

0
104
Uma semana especial para o aquáticos
por Thiago Pereira, prata olímpico e maior medalhista pan-americano

Olá, leitores do LANCE! Não poderia ter dia melhor para poder escrever a coluna do Espaço dos Campeões de hoje. Feliz Dia Mundial da Água! Uma de nossas maiores riquezas naturais, foi nela que fiz minha carreira, tantas alegrias e recordações que ficaram. 

Deixei a natação, mas jamais me afastarei do esporte, muito menos da água. Nela estou num novo desafio onde irei disputar algumas provas de triatlo, e nela estou envolvido com meus novos projetos. 

Um deles, talvez o que mais prazer tem me dado, é o novo formato e modelo do Troféu Thiago Pereira. A competição que começa neste domingo no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, reúne atletas do pré-mirim a júnior, competindo em provas de 50 metros nos quatro estilos. Ou seja, eles nadam os borboleta, costas, peito e crawl, assim como minha sequência no nado medley!

Aliás, ontem foi Dia Internacional da Síndrome de Down, uma das classes incluídas no programa deste ano. O torneio não é uma simples competição de natação. É um evento! 

Tem atividades paralelas a disputa na água, onde atletas convencionais e paralímpicos competem juntos e são classificados separados. Além das premiações por prova, reconhecemos aqueles que tiverem as melhores somas dos quatro tempos, numa ação lúdica e de valorização para que os jovens atletas reconheçam a importância de nadar os quatro estilos. 

O Troféu Thiago Pereira vai ter quatro etapas, São Paulo, Americana, Ribeirão Preto, São José dos Campos, e uma Super Final, que vai reunir os melhores nadadores na soma dos quatro tempos. Com classificatórias automáticas, e uma repescagem, a competição promete ser uma das mais concorridas e disputadas da temporada aquática do país. 

Para mim, o Troféu Thiago Pereira é uma realização, é meu legado, é uma retribuição de tudo o que este esporte me trouxe e me proporcionou. Ao final da temporada, iremos premiar os vencedores do Troféu, os melhores nadadores, mais qualificados, mas até lá, muitos valores serão revelados, e muita alegria será compartilhada neste esporte que tanto amo. 

Espero você leitor do L! prestigiar o Troféu Thiago Pereira no Centro Paralímpico Brasileiro em São Paulo, entrada é franca, basta levar um quilo de alimento não perecível.