Escolinha de Triathlon do Paraná reforça seleção brasileira no Campeonato Sulamericano de Jovens

Escolinha de Triathlon Formando Campeões terá duas representantes na seleção brasileira que participará do Campeonato Sulamericano de Jovens, dia 19 de março, em Montevidéo, Uruguai. Gabriele Lemes e Alice Forti Tinelli, respectivamente campeã e vice na categoria 14 anos do Campeonato Brasileiro 2016, foram convocadas pela CBTri nesta terça-feira (7). A competição organizada pela Confederação Americana de Triathlon (CAMTRI) é inédita, reunindo atletas com idade inferior à categoria Júnior, para uma disputa no formato Sprint.

“O projeto demonstrou uma maturidade indescritível no desenvolvimento atlético e pessoal desses jovens. Em um ano e meio de atividades, essa garotada não só descobriu suas habilidades, como mostrou muita responsabilidade, comprometimento e perseverança nos treinos, o que consequentemente gerou bons resultados em competições regionais e até mesmo em torneios nacionais de base. A Gabriele inclusive, na semana passada, foi terceira colocada geral em uma prova em Guaratuba, ficando atrás apenas de Pamella Oliveira, representante do Brasil no Triathlon dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e de Kaká Kosinski, integrante da seleção paranaense de triathlon. É uma satisfação muito grande ver esse crescimento tão rápido dos alunos e do projeto”, conta o sargento Ricardo Cardoso Júnior, coordenador do projeto.

Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe diariamente 35 alunos da rede pública de ensino, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

Juraci Moreira, hexacampeão brasileiro de triathlon e idealizador do projeto, lembra que tudo isso foi viabilizado por meio da Lei Incentivo ao Esporte, uma ferramenta importante e alternativa para execução de projetos visando o crescimento da modalidade e que pode ser implementada em todos os estados.

“Se a gente tiver uma escolinha igual à essa em cada um dos 26 estados que tem triathlon, teremos quase 1.000 crianças sendo desenvolvidas. Com 35 alunos já conseguimos detectar duas atletas com muito potencial, indo para eventos internacionais, então com a expansão do projeto podemos visualizar uma chance real na formação de atletas para as próximas Olimpíadas e Mundiais”, avalia Juraci.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor, Grupo Astra e Santana Financeira.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem