Escolinha de Triathlon do Paraná completa seis meses e tem desafio mais importante

0
406

Em maio de 2015, 30 crianças e adolescentes de Curitiba (PR) ganharam uma oportunidade de treinar em alto nível na Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Equipamentos especiais para a prática da modalidade, como tênis e bicicleta, além de todo suporte de professores especializados são oferecidos de graça para os alunos no Colégio da Polícia Militar. Condições praticamente inexistentes no esporte brasileiro. E os meninos e meninas estão adorando a iniciativa viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte. ”Muitos atletas profissionais não têm condições parecidas”, disse Juraci Moreira, atleta com três participações olímpicas e padrinho do grupo.

Neste domingo (15), os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões terão o principal desafio da temporada: o Campeonato Brasileiro Infantil Infanto-Juvenil de Triathlon 2015. O evento ocorre em Caiobá (PR). ”Estão todos muito ansiosos para participar desta competição e com certeza estarão prontos para esta etapa. Todos treinam de três a quatro horas por dia, seis vezes por semana. Realizamos as atividades respeitando a individualidade biológica de cada um com o propósito de que todos cheguem na sua melhor forma possível. É maravilhoso ver alunos que no início do projeto não sabiam andar de bicicleta ou nadar agora desenvolvem muito bem a prática do ciclismo, natação e da corrida”, contou o coordenador do projeto, Sargento Ricardo Júnior Cardoso.

Segundo levantamento feito pela Federação Paranaense de Triathlon, o Campeonato Brasileiro terá mais de 100 atletas de 11 estados do País. A prova terá características bem seguras, principalmente no mar, pois muitas crianças não tem um contato direto com mar aberto e muitos somente treinam somente em piscinas. As distâncias no mar serão de 50m à 600m e todos serão acompanhados por uma equipe formada por bombeiros e socorristas. No ciclismo, socorrista de moto ficará à disposição para qualquer eventualidade, além é claro da equipe médica. A corrida será à beira mar e terá o mesmo staff acompanhando.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões do Paraná foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener – comercialização de energia, Grupo Astra e Sorocred.