Escolinha de Triathlon mira na educação para formar campeões

0
120

Esporte e estudos andam de mãos dadas no projeto paranaense, referência no desenvolvimento das categorias de base no Paraná

As conquistas nas competições de triathlon se refletem no boletim escolar dos jovens talentos paranaenses. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, os treinadores, professores de educação física e mestres nas salas de aula são matéria fundamental para fazer do projeto uma referência nacional na formação das categorias de base do esporte.

No Colégio da Polícia Militar do Paraná, sede do projeto, os alunos treinam no contraturno escolar, respeitando sua faixa etária e nível de desenvolvimento, acompanhados pelos professores da Escolinha de Triathlon.

“Os alunos têm pleno conhecimento de que o desempenho nos estudos deve andar junto com o esporte. Eles desenvolvem atividades que ajudam na coordenação motora, aprendem a ter uma alimentação saudável e trabalham com valores fundamentais como respeito, disciplina, trabalho em equipe, superação e, acima de tudo, o sentimento de pertencimento, que é muito importante. Esses valores acabam sendo traduzidos em sala de aula, trazendo resultados positivos”, avalia Jayr Ribeiro Junior, 1° Sargento da Polícia Militar do Paraná e Inspetor de pátio responsável pela orientação de turno no Colégio da Polícia Militar do Paraná.

Aluno exemplar

Um bom exemplo é Henrique Mendes. Uma das apostas do grupo de alto rendimento do projeto, a Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, Henrique Mendes é o vice-campeão brasileiro de triathlon infantil, na categoria 14 anos, nesta temporada. Também acumula conquistas no campo acadêmico. Só na Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas, foram três medalhas, uma de ouro e outra de prata. Ainda recebeu duas menções honrosas na Olímpiada Brasileira de Matemática, e foi o segundo colocado na Olimpiada de Mayo, que envolve países iberoamericanos. “O Henrique está indo para o quarto ano seguido com notas acima de 8 e excelentes resultados no esporte. A palavra adequada para ele é desafio. Ele adora desafios”, conta o pai, José Mário Mendes.

“Eu sinto que o esporte e o estudo são grandes aliados, ao contrário do que muitos pensam. São várias responsabilidades a assumir, e é necessário muita dedicação, foco e comprometimento. Mas as recompensas valem a pena”, destaca Henrique. “Um grande atleta, mesmo um campeão mundial, também deve ser um grande aluno. É impossível manter uma carreira de atleta de elite para sempre, mas os estudos podem continuar nos levando longe. Espero ter a vida acadêmica sempre muito próxima, mesmo nessa fase de alto rendimento. Vou fazer um curso de ensino superior e seguir treinando no contraturno.”

Desde a sua criação em 2014, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões sempre teve como pilares a educação e o esporte como ferramentas para a formação das crianças e adolescentes, contribuindo para que tornem-se bons cidadãos e sejam vencedores em suas vidas.

“Nós demonstramos que, com disciplina e planejamento, os alunos podem estudar, praticar esportes, ter seus momentos de lazer e descanso de uma forma mais produtiva. Dentro da rotina diária, junto com alguns professores, tentamos ensiná-los a criar hábitos de agendar seus compromissos, elaborar mini-projetos para suas vidas e concluí-los da melhor forma possível. É um trabalho árduo que envolve atletas, familiares, técnicos e professores. Mas o intuito do projeto é dar subsídios para a criança e adolescente buscar seu melhor desenvolvimento como ser humano”, explica Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Domingo com medalhas em São José dos Pinhais

Refletindo o sucesso da Escolinha de Triathlon na formação dos novos talentos do esporte, dentro e fora das salas de aula, os alunos fizeram a lição de casa e conquistaram nove medalhas no Duathlon São José dos Pinhais/PR neste domingo (14). A prova é utilizada como preparação para a grande final da Copa Brasil Triathlon, em novembro.

Gabrielle Lemes, integrante da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, voltou aos treinos após a participação no Mundial de Triathlon com gás suficiente para vencer a prova na distância Sprint, com 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. E formou uma dobradinha no pódio com Amanda Moro, em terceiro lugar geral.

Na categoria 13 a 19 anos, ouro para Jennifer Antunes. Entre os meninos, a mesma categoria foi dominada pela Escolinha, com Roberto Paulo Licheski em primeiro, seguido por Cauã Diniz e Matheus Martinhaki, os dois do grupo de alto rendimento. Também integrante da Seleção Escolinha, Adam Precybilovicz ficou com o ouro na categoria 13 anos, com Nicolas Kusma em segundo lugar. E, na categoria Open, Vinícius Santana foi o campeão geral.

Vitória no Dia das Crianças

A Escolinha também marcou presença na Corrida Smel Kids de São José dos Pinhais, dia 12, para comemorar o Dia das Crianças em grande estilo. Leonardo Spíndola foi o campeão da corrida na categoria para atletas-mirins nascidos entre 2009 e 2010.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

 

Mais notícias da Escolinha:

Pedro Boff da Seleção Escolinha de Triathlon escreve ao Lance

Paranaense representa o Brasil no Mundial de Triathlon em Gold Coast