Escolinha de Triathlon envia primeiro jovem talento para competir no exterior

0
3805

Maria Fernanda Forti Tinelli disputa no próximo dia 14 no Mundial de Aquathlon no México

Com pouco mais de um ano e meio de atividade, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões mostrou sua eficiência e irá pela primeira vez um dos jovens talentos do Paraná para um desafio além das fronteiras do território nacional. A jovem Maria Fernanda Forti Tinelli, de apenas 15 anos, compete na próxima quarta-feira (14), no Mundial de Aquathlon, em Cozumel, no México.

“Estou muito ansiosa, pois será a minha primeira viagem internacional e além disso estarei realizando um grande sonho, que é representar o Brasil em uma competição lá fora. Estou me dedicando em cada segundo do meu dia para buscar a vitória“, contou a triatleta, que conquistou a vaga na categoria Junior no Campeonato Brasileiro de Aquathlon, disputado no mês de maio em Brasília (DF). A prova de aquathlon é dividida entre natação e corrida. No Mundial, as distâncias para a categoria da Maria Fernanda serão de 1.000 m nadando e 5 km correndo.

Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe diariamente 35 alunos da rede pública de ensino, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim “A escolinha me ajudou muito. Os treinos me fizeram uma pessoa mais saudável, mais atenta. Meu desempenho escolar também melhorou consideravelmente e se eu pudesse treinaria todos os dias, não apenas algumas vezes por semana. Amo o projeto e todos meus colegas e instrutores”, disse Maria Fernanda

“O resultado expressivo é fruto da dedicação da atleta e comprova que quando existe investimento na base, um trabalho bem organizado, espaços adequados para treino, o resultado aparece. Os integrantes têm sido inseridos gradativamente nos principais eventos do calendário nacional para que eles adquiram experiência e saibam de fato como é a rotina de um atleta de alto nível, que é uma possibilidade futura. Mas uma conquista como essa e em tão pouco tempo de atividades, não só nos surpreendeu como mostra que estamos no rumo certo e por isso mesmo vamos continuar nos dedicando cada vez mais para promover descoberta de talentos e, consequentemente, ajudar a renovação do triathlon nacional”, ressaltou Juraci Moreira, padrinho e um dos idealizadores do projeto.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor, Grupo Astra e Santana Financeira.