Escolinha de Triathlon é referência para crianças no Paraná

0
357

As crianças paranaenses têm oportunidade que muitos atletas de alto nível do Brasil não tiveram: uma escolinha de triathlon que visa a formação de novos talentos. Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe diariamente 30 alunos. As crianças tem todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim. O padrinho da Escolinha de Triathlon do Paraná, Juraci Moreira, afirma que a iniciativa é importante para a formação esportiva das crianças, algo que era inimaginável anos atrás. “A ideia é que a escolinha se espalhe pelo Paraná e também pelo Brasil. Tive a felicidade de fazer da minha profissão o que começou como uma brincadeira de criança. Ir para piscina, nadar com meu pai, andar de bicicleta e correr pelo parque eram atividades normais. Não tinha pretensão de me tornar um atleta olímpico! Conheci o triathlon e me apaixonei”.

Para Juraci Moreira, atleta com três participações olímpicas e seis vezes campeão brasileiro, o apoio dos pais é fundamental para o sucesso das crianças. “O incentivo dos pais para os futuros atletas é mais do que importante. O apoio sem cobrança é o segredo do sucesso para uma criança se tornar um grande atleta e mesmo que não venha a ser um atleta olímpico, os valores que o esporte ensina ficam para a vida toda”.

A parceria com a Polícia Militar proporciona segurança aos alunos durante a prática desportiva. Além disso, o ambiente, que promove valores como disciplina, comprometimento e trabalho em equipe, também ajuda à melhorar a qualidade das atividades

A Escolinha de Triathlon do Paraná foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener – comercialização de energia, Grupo Astra e Sorocred.