Escolha dos novos atletas da Seleção Paranaense de Triathlon visa Olimpíada de 2020 e Pan de 2019

0
692

Os atletas que irão formar a Seleção Paranaense de Triathlon 2016 serão escolhidos nos próximos dias por meio de uma avaliação criteriosa de profissionais da modalidade, liderados pelo hexacampeão brasileiro Juraci Moreira. O projeto, que dá todo suporte de treinamento e competição para seis triatletas, é uma das referências no esporte de alto-rendimento do Paraná. No último domingo (31), os candidatos participaram do 11º Triathlon de Verão Guaratuba, que serviu como estreia da temporada atual. O objetivo, segundo Juraci Moreira, é encontrar os melhores atletas para seguir o legado do estado na formação de atletas olímpicos e pan-americanos. “Os seis atletas que integrarão este time de alto rendimento tem que estar acostumados a serem avaliados e a disputar competições decisivas, enfrentando com êxito a pressão de uma competição onde se está valendo vaga para uma seleção, o resultado da prova nos possibilita avaliar aqueles atletas que possuem o diferencial que é necessário para se chegar a uma Olimpíada”.

O 11º Triathlon de Verão Guaratuba ganhou importância e reuniu os melhores triatletas do Paraná. A prova teve 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de natação. No masculino, o vencedor foi Luiz Francisco Ferreira, apelidado de Chicão. Na sequência apareceram Kauê Willy e Eduardo Lass. No feminino, a Priscila Rocha superou Kaká Kosinski na corrida e levou o ouro. ”Considerei a prova uma ótima oportunidade para acompanhar a evolução dos atletas, e já antecipa boas participações dos atletas paranaenses nos eventos do calendário nacional”, disse o treinador Homero Cachel.

Para Kaká Kosinski, atual integrante da seleção, a prova foi muito forte tecnicamente. ”Acredito que a experiência valeu muito nessa prova, uma etapa com subidas. Gostei que consegui correr e fazer uma prova progressiva. As três modalidades estão começado a se encaixar e as coisas estão começando a fluir”.

O triatleta Eduardo Lass comentou mais sobre a prova de Guaratuba. ”Por ser a primeira prova do ano e ainda sabendo que não estou na minha melhor performance, considero um resultado positivo pro inicio da temporada”, disse o atleta, um dos destaques do Brasil na modalidade.

O projeto, iniciado em 2015, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio Sanepar e Copel, começou a render bons frutos já no ano de sua abertura. Fellipe Santos e Luis Ohde brilharam na grande final do Ironman do Havaí, na ilha de Kona, terminando na terceira e quarta colocações, respectivamente, na categoria de 18 a 24 anos. Eduardo Lass integrou a equipe masculina que conquistou a medalha de prata por equipes nos Jogos Mundiais Militares.Vitor Cardoso faturou a medalha de bronze na classificação geral entre os amadores do Challenge Florianópolis. Kauane Kosinski foi campeã do Paranaense de Sprint Triathlon.

A Seleção

O objetivo da Seleção Paranaense de Triathlon é elevar ainda mais o nível dos competidores locais. O time é formado pelo estado do Paraná por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Os patrocínios são da COPEL, SANEPAR e ELEJOR. A FPTRI – Federação Paranaense de Triathlon – formou o grupo de alto-rendimento visando a disputa das principais provas do país e fortalecer ainda mais a modalidade na região.

Sobre a COPEL

A Companhia Paranaense de Energia atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra todas as cidades do Estado. Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.

Sobre a SANEPAR

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar é uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do País, pronta para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços. A companhia atende 345 dos 399 municípios do Paraná e 289 distritos ou localidades de menor porte no estado, além de Porto União em Santa Catarina. A Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa é referência no setor, por aliar eficiência operacional e resultados econômicos a uma sólida política socioambiental.

Mais informações sobre a Seleção Paranaense de Triathlon no site: www.fptri.com.br