Embaixador da maratona aquática no Brasil, Samir Barel fala sobre a Rio2016

Nadador que já disputou algumas das travessias mais difíceis do mundo também encara missão de voluntário

Um dos principais fomentadores da maratona aquática no país na atualidade, Samir Barel está bastante otimista com os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Além de ser uma grande oportunidade de divulgar a modalidade, de acordo com o nadador e empresário, os atletas brasileiros chegam fortes na disputa por uma medalha.

“Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Allan do Carmo são muito versáteis tecnicamente, estrategicamente e possuem resultados muito constantes. Além disso, por ser uma prova em mar aberto e em um local onde todos já estão habituados a nadar, certamente isso dá uma vantagem a mais diante dos adversários”, avalia o atleta, que já concluiu algumas das travessias em águas abertas mais difíceis do mundo, como o Canal da Mancha.

As maratonas aquáticas estrearam no programa olímpico em Pequim 2008. As provas no Rio de Janeiro estão marcadas para os dias 15 e 16 de agosto e poderão ser vistas de graça, na orla da Praia de Copacabana, um dos cartões postais mais belos do Brasil. Em provas distintas, largam 25 atletas no masculino e 25 no feminino. A corrida de 10 quilômetros em águas abertas geralmente é definida na batida de mão na placa de chegada.

“Nessa temporada é praticamente impossível definir qual será o pódio. Na prova masculina, pelo menos 9 atletas possuem chances de entrar no pódio, no feminino temos 8 grandes nadadoras e as duas brasileiras chegam como favoritas. O nível da prova será altíssimo. Quem for para Copacabana pode ter certeza que será uma das competições mais disputadas dos últimos tempos“, acrescenta Samir.

Atleta e Voluntário

Campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990, Samir Bareljá sonhou em defender as cores do Brasil em uma Olimpíada. Mas, atualmente focado em provas de longa distância, o atleta optou por viver o sonho de outra forma. Samir atuará como voluntário nos primeiros Jogos realizados na América do Sul. E mesmo nos bastidores a emoção corre solta nas veias.

“Para mim é uma grande honra e alegria. Sempre tive consciência de minhas limitações como atleta e as dificuldades para conseguir chegar no nível olímpico, por isso optei por trabalhar melhor outras oportunidades, como treinar algum atleta ou pelo menos estar perto e ajudar de alguma maneira. Como voluntário esse sonho irá se realizar e para ser mais perfeito no país que já representei e ainda carrego com muito orgulho a bandeira. Será uma experiência inesquecível.”

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”. Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.

Foto: Matheus Zica

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem