Edênia Garcia

Edênia Garcia é natural de Crato, interior do Ceará e nasceu com Charcot Marie tooth, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas pernas e nos braços. Nos anos 2000 se mudou para o Rio Grande do Norte e, por coincidência, um atleta paralímpico da natação morava em seu bairro, levando-a até o centro de treinamento onde deus suas primeiras braçadas na modalidade.

Aos 15 anos, participou do seu primeiro Campeonato Mundial, na Argentina, e voltou para casa com o título de melhor nadadora do mundo, o que fez a nadadora optar de vez pela natação paralímpica como profissão.

A nadadora foi a quatro Jogos Olímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), somando quatro medalhas: três pratas (50 m costas, 50 m livre e revezamento 4×50 livre) e um bronze (50 m costas). Edênia é ainda a primeira atleta brasileira tricampeã mundial de natação.  Ainda entre seus principais títulos, destacam-se as medalhas de ouro e prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e ouro nos 50m costas e nos 4x50m medley no ParapanPacific, nos Estados Unidos em 2014.