É campeão! Samir Barel conquista I Copa Brasil de Maratona Aquática

0
359

Para maioria dos brasileiros o sábado (15) foi de descanso em razão do feriado da Proclamação da República. Mas para o nadador Samir Barel o dia foi de muito trabalho na praia de Inema, em Salvador (BA). E o paulista foi bem recompensado. O atleta venceu a quinta e última etapa da Copa Brasil de Maratona Aquática e sagrou-se campeão do circuito em 2014.

“Além do título nacional na minha categoria (Master B) pude celebrar o quarto lugar na classificação geral, ficando atrás apenas de Luiz Lima, um do melhores e mais experientes nadadores de longa distancia do país, seguido de dois garotos muito fortes, o Rodrigo Lopes e o Jardiel Neto. Tenho orgulho fazer parte deste esporte que agrega muita saúde na vida de todos”, contou o nadador, que concluiu o percurso de cinco quilômetros em 1h03min05.

E quem pensa que após o pódio na Bahia Samir Barel irá desacelerar, pensando no final da temporada 2014, não poderia estar mais enganado. Os treinos do maratonista aquático para os desafios de 2015 já estão a todo vapor. Afinal, o nadador terá pela frente a travessia do Canal da Mancha, uma das provas mais emblemáticas e difíceis da modalidade. “Espero inspirar muitas pessoas assim como fui inspirado e hoje me sinto realizado com o esporte”, explica o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido cinco etapas, e foi o campeão da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.