Desafio duplo na Escolinha de Triathlon: Volta às aulas e estreia no esporte

0
79

Projeto especialista na formação das categorias de base da modalidade mostra como equilibrar os estudos e os treinos para quem está começando agora

Início das aulas, estreia numa dos esportes mais desafiadores e que mais vem conquistando adeptos mundo afora: o triathlon. Conciliar os dois lados pode ser especialmente difícil para as crianças, em fase de descobertas. Mas a Escolinha de Triathlon Formando Campeões, especialista na formação das categorias de base da modalidade, mostra que o equilíbrio não só é possível, como pode render ótimos resultados também na vida escolar da garotada.

“No Brasil ainda existe aquela ideia de que não temos tempo para juntar prática esportiva com estudos ou trabalho. Esse é um paradigma que estamos tentando mudar e está dando muito certo. Instruímos todos os alunos a criarem um plano de organização de suas atividades diárias, para que consigam realizá-las sem atropelos. E vimos, nesses quatro anos de projeto, várias crianças e adolescentes se destacando ao mesmo tempo no esporte e nos estudos”, conta Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Para as crianças enfrentarem os desafios de um esporte que reúne natação, ciclismo e corrida, e exige ao mesmo tempo força, resistência e velocidade, nada de cobranças. O primeiro passo é apresentar as atividades físicas a elas de forma lúdica e agradável.

Na Escolinha, os treinos são elaborados e supervisionados por especialistas, respeitando a grade curricular e a faixa etária dos pequenos atletas. Os iniciantes têm dois treinos por semana, com 30 minutos para cada modalidade. O foco o desenvolvimento geral, com muitas brincadeiras. Depois, a partir da identificação da principal dificuldade do aluno, é feito um trabalho um pouco mais específico.

“O novo sempre traz ansiedade, ainda mais para as crianças. Por isso é fundamental o apoio dos treinadores, amigos e familiares, incentivando-os com palavras de carinho e incentivo”, destaca Ricardo. “Além disso, é importante trabalhar com as crianças nas competições priorizando suas participações como mérito. Elas terão muito tempo, quando crescerem e desenvolverem melhor suas bases físicas e emocionais, para disputar um campeonato competitivo.”

Triathlon para todas as idades

A própria Confederação Brasileira de Triathlon reforçou esta medida, determinando o Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon como participativo, sem disputa por medalhas, para as crianças de 8 a 10 anos.

Um dos maiores ganhos para a garotada que se aventura no triathlon é a disciplina. “É algo muito importante tanto na vida das crianças como na vida adulta, como aliada nos estudos e no trabalho”, pontua o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões