Destaque do Festival de Natação em Itu, Gustavo Borges celebra sucesso do projeto na cidade

Gustavo Borges fará a alegria da garotada de Itu, neste sábado (25), a partir das 9 horas, durante o Festival de Natação. O medalhista olímpico “competirá” com mais de 200 crianças e adolescentes aprenderam a nadar ou se desenvolveram no esporte usando sua metodologia, na piscina do Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa. O evento celebra a evolução dos alunos nos três anos do projeto social Nadando com Gustavo Borges no interior paulista.

“O principal objetivo do projeto é a formação de cidadãos, com foco no contraturno escolar e no reforço dos valores do esporte, como disciplina e dedicação. E os alunos vêm apresentando melhores notas e um comprometimento maior nas aulas. Isso tem um valor enorme quando se pensa em jovens e crianças que talvez não tenham tantas oportunidades no dia a dia”, aponta Gustavo.

O projeto Nadando com Gustavo Borges promove o acesso e aperfeiçoamento no esporte, intercâmbio entre os alunos das escolas públicas, inclusão social, educação e noções de cidadania. A garotada recebe uniformes (camiseta, boné, óculos de natação, sunga ou maiô e mochila), materiais esportivos como palmar, boias, pranchas, relógio de borda grande e cronômetros e lanche após as aulas. A exigência para continuar no projeto é mostrar bom desempenho escolar e disciplina.

Com a Metodologia Gustavo Borges, o projeto vem colhendo seus primeiros frutos, com alunos disputando suas primeiras competições estaduais. E reforça a tradição ituana de revelar nadadores de talento, como o atleta olímpico Marcelo Chiereghini e Marcos Vinícius Ferrari de Oliveira. “Hoje o Marcelo CHiereghini é o mais renomado atleta de Itu. Talentoso, rápido e focado. Vamos ver como será sua participação na Olimpíada do Rio”, destaca Gustavo Borges.

De Gustavo para Gustavo
Um dos talentos que passaram pelo projeto Nadando com Gustavo Borges chama a atenção pelos resultados e por ter o mesmo nome do medalhista olímpico. Gustavo Borges, de 16 anos, é especialista em provas de 50, 100 e 200 m livre em piscina curta, e já acumulou títulos de bicampeão paulista e campeão do Sudeste, além de conquistar um quarto lugar no Brasileiro.

“Acho que está no nome a vontade de nadar”, diz o jovem atleta, que hoje treina no estádio do Ituano. “Quero um dia representar o Brasil numa Olimpíada e mostrar que, quando você acredita em alguma coisa, você consegue.”

Nadando com Gustavo Borges

O projeto social Nadando com Gustavo Borges foi criado em 2014, com aulas para 220 alunos da rede pública de Itu. A cidade foi escolhida por já ter uma infraestrutra adequada, com um complexo aquático anexado ao Estádio Noveli Júnior e professores de natação contratados pela prefeitura.
A iniciativa é do Instituto Gustavo Borges, viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com a execução da Prefeitura da Estância Turística de Itu (SP). O projeto tem o patrocínio de Takeda, ABL, Tenneco, Cereser e Castelo.
Graças aos resultados já alcançados, o projeto ampliou neste ano o número de alunos atendidos. Cerca de 320 crianças e adolescentes matriculados na rede pública, entre 6 e 17 anos, já recebem aulas de natação.

Sobre Gustavo Borges e a Metodologia
Idealizador da metodologia que leva seu próprio nome, Gustavo caiu na água pela primeira vez aos cinco anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade. Hoje, o campeão das piscinas reforça que o método é diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiência.

Gustavo Borges é assessorado por uma equipe multidisciplinar que desenvolve o método de maneira profissional. Praticamente durante o ano inteiro, os especialistas credenciados apresentam pelo Brasil as ferramentas práticas e a estrutura organizada de trabalho propostas pelo método para facilitar a relação entre gestor, coordenador, professor e aluno.

Além do sistema em escolas credenciadas, o medalhista olímpico é sócio em cinco academias: uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR). Gustavo conquistou quatro medalhas (duas pratas e dois bronzes) em três Olimpíadas: Barcelona-92, Atlanta-96 e Sidney-2000. Com 19 pódios, é o segundo maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-Americanos.

Saiba mais sobre o projeto em: http://www.academiagb.com.br/portal/gustavoborges/projetos/nadando-com-gustavo-borges/ 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem