Coluna de André ‘Bochecha’ Fonseca no LANCE!

0

Algas que atrapalham os barcos

Olá galera do LANCE! Hoje vou falar sobre algumas dificuldades quase invisíveis que enfrentamos nas regatas de Volta ao Mundo como a Volvo Ocean Race. Muitas características são conhecidas como o clima – algumas vezes quente e outras mais frio – as ondas gigantes, a comida ruim, a falta de sono e a saudade de casa. Outros fatores nos tiram o sono podem surgir do nada, sem um radar avisando, sem a gente ver! Objetos não identificados na água, a poluição e as algas reduzem a velocidade dos barcos e podem colocar tudo a perder. No casco – aquela parte que fica na água – existe a pá de leme. É como se fosse uma roda de um carro. Essa peça é fundamental na navegação e exige nossa atenção o tempo todo. E, nos últimos dias, durante a travessia da sexta etapa da Volvo Ocean Race, tivemos um contratempo bastante grande! Muitas algas ficaram presas diminuindo a velocidade do barco. Para solucionar esse problema, a gente teve que parar o veleiro, tirar as algas trancadas no leme e retomar a prova. Esse processo nos custa tempo! Não só o MAPFRE, mas os outros cinco barcos na disputa devem ter a mesma dor de cabeça da gente.

As vezes são as algas e outras vezes são animais ou objetos que batem e causam danos ao barco. A poluição na maioria dos casos atrapalha mais do que tudo – foi assim na etapa até a China.

Enfim, precisamos velejar e estamos acostumados com isso. O MAPFRE tenta voltar à liderança da etapa entre o Brasil e os Estados Unidos. Nós optamos por uma rota mais ao Norte no Atlântico para evitar uma possível corrente contrária mais ao Sul, por isso nos separamos do pelotão da frente nos últimos dias. Seguimos trabalhando forte para tentar alcançar de vez o Dongfeng e o Abu Dhabi, que são os mais rápidos até então. A regata deve acabar no meio da semana que vem na cidade de Newport!

Adeus meus queridos amigos do Brasil e mais uma vez obrigado pelo carinho na nossa parada em Itajaí no mês passado. Acompanhe nossa atualização no site www.volvooceanrace.com