Brasileiro Infantil e Infanto Juvenil de Triathlon reúne talentos da nova geração em Caiobá (PR)

0
283

Principal competição das categorias de base contará com a participação de mais de 100 atletas dos 4 cantos do país

A Praia Mansa de Caiobá, no município de Matinhos (PR), irá sediar neste fim de semana (12 e 13) uma grande festa do esporte brasileiro. Mais de 100 crianças e jovens, entre 6 e 14 anos de idade, estarão no litoral paranaense para a disputa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil e Infanto Juvenil, principal evento para as categorias de base da modalidade. O torneio, que conta com uma infraestrutura de alto nível igual as principais provas do calendário, promete revelar o melhor da nova geração.

“É com muito orgulho que recebemos esse evento em nosso Estado. Se queremos que as futuras gerações criem gosto e pratiquem cada vez mais o triathlon, precisamos criar condições adequadas para que eles cresçam na modalidade, se desenvolvam e explorem suas habilidades. Isso certamente passa, entre outras vertentes, pela organização de eventos de qualidade, o que motiva a garotada a investir no esporte. Assim, estamos preparando um evento de excelência, com numeral de peito e de bike, adesivo de corpo, camiseta promocional e brindes, etc… tudo isso visando, não só um ambiente altamente competitivo, mas principalmente fomentando a troca de experiências e a integração entre os jovens”, explica Luiz Iran Guimarães, presidente da Federação Paranaense de Triathlon (FPTri).

Não é a toa que o Paraná foi escolhido pelo segundo ano consecutivo como sede da competição. Nos últimos anos, o Estado se tornou uma referência em projetos de desenvolvimento para o triathlon e um dos mais bem sucedidos trata justamente da formação de atletas. A Escolinha de Triathlon – Formando Campeões atende cerca de 35 crianças e jovens da rede pública de ensino de Curitiba e em pouco mais de 1 ano e meio de atividades não só fomentou a prática esportiva, como também ajudou na detecção de novos talentos, contribuiu para que a garotada descobrisse suas habilidades e muitos deles já conquistaram suas primeiras medalhas em competições regionais e até mesmo nacionais.

“É um projeto modelo, que oferece acesso a prática esportiva de forma 100% gratuita e contempla aquisição de equipamentos como bicicletas, tênis, uniformes, contratação de recursos humanos e auxílio transporte. Isso tudo graças a Lei de Incentivo ao Esportes e o suporte das empresas patrocinadoras. Temos a intenção de disseminar em todo o país. O futuro do triathlon brasileiro depende dessa garotada e quanto mais cedo estimularmos, melhor será para o crescimento e desenvolvimento da nossa modalidade”, destacou Juraci Moreira, hexacampeão brasileiro na modalidade, idealizador e padrinho do projeto.

O Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto Juvenil também servirá como Seletiva Brasileira para os atletas que completam 14 anos em 2016 para os Jogos Sul americanos da Juventude de 2017 no Chile. A competição em Santiago também será classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018.

Confira as categorias e distâncias das provas

6 à 7 anos – Natação: 50m (1 volta); Ciclismo: 1km (1 volta); Corrida: 500m (1 volta);
8 à 9 anos – Natação: 200m (1 volta); Ciclismo: 4km (1 volta); Corrida: 1km (1 volta);
10 à 11 anos – Natação: 200m (1 volta); Ciclismo: 4km (1 volta); Corrida: 1km (1 volta);
12 à 13 anos – Natação: 300m (1 volta); Ciclismo: 8km (2 voltas); Corrida: 2km (1 volta);
14 anos – Natação: 600m (2 voltas); Ciclismo: 16km (4 voltas); Corrida: 4km (2 voltas).

Cronograma do Evento

Sábado (12)
15h às 20h – Expo Triathlon
17h – Palestra
18h – Simpósio Técnico
18h40 – Entrega de Kits
Local: Caiobá Praia Hotel – Rua: Augusto Blitzow, 200, Caiobá

Domingo (13)
06h40 – Entrada na Área de Transição – Praça da Praia Mansa de Caiobá
07h40 – Fechamento da Área de Transição
07h45 – Orientações sobre a prova
08h – 1ª Largada: 6 à 7 anos masculino e feminino; 2ª Largada: 8 à 9 anos e 10 à 11 masculino e feminino; 3ª Largada: 12 à 13; 4ª Largada: 14 masculino e feminino
10h40 – Premiação

Mais informações no site: www.fptri.com.br

FOTO: Rômulo Cruz