Brasileiro de Star promete equilíbrio entre feras da vela nacional

Vai começar o Campeonato Brasileiro de Star 2015. De sexta-feira (3) a domingo (5), os melhores velejadores do País disputam as regatas da classe, a mais vitoriosa da história em Olimpíadas, na raia do Yacht Club Paulista, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP). Entre as 30 duplas inscritas, nomes que subiram ao pódio nos Jogos como Bruno Prada, Reinando Conrad e Lars Grael. Os medalhistas se somam a campeões pan-americanos da vela como Mário Buckup e Alexandre Paradeda, por exemplo. Esse start list indica que as regatas deverão ser bastante equilibradas. “O cenário e a previsão do tempo indicam que as regatas serão bem parelhas. Os barcos são iguais e ganha quem anda melhor. A medalha olímpica e mundial é importante, mas o que vale na hora da regata é a melhor estratégia e as melhores escolhas”, disse o velejador e organizador do campeonato, Marcelo Sansone. O atleta será proeiro do Team Wine ao lado de Fábio Bruggioni.

O evento também marca a retomada da classe no Brasil, com forte apoio de velejadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília, que foi sede do campeonato de 2014, vencido por Torben Grael e Guilherme Almeida.

Leia abaixo os principais depoimentos dos atletas

Bruno Prada – medalhista olímpico, tricampeão mundial e tetracampeão brasileiro de Star

“Será o maior campeonato de Star dos últimos tempos no Brasil”

Lars Grael – pentacampeão brasileiro de Star e medalhista olímpico

“O Campeonato Brasileiro de Star é um dos mais tradicionais da vela brasileira”.

“A represa da Guarapiranga é um dos berços da vela brasileira e local de formação de grandes velejadores nacionais como Robert Scheidt, Alex Welter, Reinaldo Conrad e Jorg Bruder”.

Mário Buckup – bicampeão pan-americano

“É uma classe muito difícil, muito tática e os barcos são muito iguais. Não tem muita vantagem pra ninguém”.

Ronnie Seifert – um dos proeiros mais experientes da Star

“Quanto mais barcos melhor, mais amigos vamos fazendo. É bom entrar mais gente na classe, pois a gente evolui”.

Fábio Bruggioni – velejador da Team Wine

“A classe Star tem muita tradição e devido a sua complexidade técnica, sempre atraiu os melhores velejadores. O barco oferece um infinito número de possíveis regulagens e ajustes, e geralmente as regatas são decididas nos detalhes”.

Marcelo Sansone – organizador do evento e velejador

“A classe Star continua muito forte no Brasil e no mundo. Temos tradição na categoria e os velejadores estão empolgados com o equilíbrio e alto nível técnico das regatas”.

Tempo

O meteorologista da Tempo OK João Hackerott fez uma previsão especial para o fim de semana de Páscoa na região da Represa do Guarapiranga. Segundo o especialista, o campeonato será difícil no ponto de vista dos ventos

“A sexta-feira deverá ter um vento bom e mais ao Sul, principalmente no final da tarde. No sábado, esse ‘sulzinho’ deverá começar a falhar. E o dia será bastante difícil para os velejadores. Já no domingo, provavelmente teremos chuva. É complicado dizer agora como será o vento. Bem capaz que seja um Noroeste fraco no último dia de provas. A Tempo Ok deseja um bom campeonato a todos”.

Serviço
Local: Yacht Club Paulista
Endereço: Estrada do Itupu, 1077- Chácara Vista Alegre – Guarapiranga – São Paulo
Horários: As regatas da série estão programadas para as 14h para o dia da estreia. No sábado (4) serão às 13h e no domingo (5) às 12h.

O Campeonato Brasileiro de Star 2015 tem organização da ARNOVA Design Thinkers, Yacht Club Paulista – YCP, 7º distrito da Classe Star e Confederação Brasileira de Vela – CBVELA. Os apoiadores são Wine, Água Mineral Frescca, Fogo de Chão, Santa Constancia, Honey Stinger.

Foto: Aline Bassi / Balaio

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem