Barcos da Transat Jacques Vabre cumprem etapa qualificatória antes da largada para o Brasil

Essa é a última etapa antes das 42 duplas largarem no dia 25 de outubro da França rumo a Itajaí (SC)

0
393

Faltando menos de três semanas para a largada para a 12ª edição da regata Transat Jacques Vabre, as 42 duplas estão em ritmo acelerado e cumprem a última etapa de qualificação antes da prova, que tem mais de 5.400 milhas náuticas da França até o Brasil. Os barcos partem de Le Havre, na Normandia, rumo a Itajaí, em Santa Catarina, no dia 25 de outubro. A etapa de qualificação é uma regra do evento e vale para todas as classes. O trajeto deve ter no mínimo 600 e no máximo 1.000 milhas náuticas e deve ser pré-aprovado pela direção de prova da Transat Jacques Vabre. Tudo isso serve como preparação, além de atestar que a equipe e o barco estão em condições de participar da travessia .

A única dupla brasileira na regata, Edu Penido e Renato Araújo, já cumpriu o trajeto e está liberada para largar no dia 25. Eles estão na França desde setembro com o objetivo de intensificar os treinos e preparar o barco da Class40 para a disputa. ”Acho que o nosso maior problema é o entrosamento, pois treinamos pouco juntos. Por isso, nós estamos treinando muito aqui na França. Chegamos em setembro e ficamos aqui até a largada. Ainda tem muito trabalho para arrumar tudo”, disse o campeão olímpico Eduardo Penido.

Todas as equipes deverão se apresentar na Bacia Paul Vatine, na cidade de Le Havre, até o prazo de 16 de outubro, dia em que a Vila da Regata abrirá para a visitação do público francês. A expectativa é de que as embarcações que ainda não qualificadas cumpram o trajeto nos próximos dias, já que as previsões meteorológicas para o Oeste Europeu apontam para condições favoráveis para a navegação.
A previsão de chegada das primeiras equipes na cidade catarinense de Itajaí é para a primeira semana de novembro, a partir do dia 4 (quarta-feira). A Vila da Regata funcionará de 3 a 15 de novembro com atrações gratuitas e visitação aos barcos da regata.

Transat Jacques Vabre: a maior travessia do Atlântico

Em outubro, na França, largarão quatro classes divididos entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.

A Transat Jacques Vabre, regata que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Mais informações no site www.transat-jacques-vabre.com/br
Facebook: https://www.facebook.com/Transat.Jacques.Vabre
Twitter: https://twitter.com/TransatJV_br