Barco de 17 toneladas promete diversão na Semana de Vela de Ilhabela

Pimenta IV é um veleiro de aço feito para travessias mais longas. O time busca o título de ‘tripulação mais alegre’

 

A Semana de Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade da América Latina, terá 13 classes em 2016. Como a previsão é de mais de 120 veleiros na água, entre os dias 1 e 9 de julho, só nos resta concluir que haverá embarcações de vários tamanhos e velocidades. Sem se preocupar com resultado na súmula, o Pimenta IV, um 41 pés feito de aço, entra na disputa para se divertir. Com 17 toneladas para carregar, a equipe de Flávio Farkouh corre a regata em Ilhabela para ser campeã do título simbólico de tripulação mais alegre. “Como estamos participando pela segunda vez da Semana da Vela de Ilhabela, não estamos preocupados em ganhar, mas sim juntar os amigos e ter uma semana alegre. Ano passado fazíamos churrasco o meio da regata, pois nunca tinha ninguém atrás de nós! Ainda brincávamos, vamos passar o rádio para o Cuca Sodré (presidente da comissão de regatas) e perguntar se ele quer que recolhamos a última boia”, disse o comandante do Pimenta IV. “Já participei muitas vezes da semana, mas a do ano passado foi a melhor, alegria total, tripulação mais que amiga. Estamos mais preparados com velas novas e balão. Se tiver o prêmio de tripulação mais alegre com certeza será nosso. É muita bagunça, mas tudo com segurança”.

O barco de Flávio Farkouh é um Metalic Boat fabricado em 2008 feito para regata de longa duração, como a Recife Noronha – Refeno. ”Vamos dizer que é uma casa ambulante o Pimenta IV. Não foi desenhado para provas curtas pelo seu peso e mobilidade”.

As inscrições para a Semana de Vela de Ilhabela 2016 já começaram. Os tripulantes devem se inscrever no site oficial www.svilhabela.com.br. De 1º a 31 de maio, o valor é de R$ 260 por tripulante. Já de 1º a 20 de junho, o custo será de R$ 320. De 21 a 27 de junho passa a ser de R$ 420. As tripulações dos veleiros que ficarem em seus clubes, em amarras próprias ou outros locais fora o Yacht Club de Ilhabela terão 20% de desconto no valor da inscrição.

AS CLASSES

BICO DE PROA – Divisão formada por veleiros de oceano, elegíveis pela Comissão Técnica, que não utilizam nenhuma regra de handicap.

CARABELLI 30 – Classe One Design de veleiros de 30 pés projetados pelo experiente velejador e projetista Horácio Carabelli.

CLÁSSICOS – Subdivisão especial da RGS para barcos certificados pela ABVClass e sem velas produzidas com material exótico.

HPE 25 – Os barcos da classe, de projeto do argentino Javier Soto Acebal, formam uma classe nacional de produção em série.

HPE 30 – Com 30 pés, estes barcos também projeto do argentino Javier Soto Acebal, formam a mais nova classe one-design do país.

IRC – Regra internacional que se destina a um amplo número de barcos, de vários tamanhos e formas, desde cruzeiros até os one-off de regata.

J/70 – Classe one-design internacional de barcos com apenas 22,75 pés mas extremamente velozes e ágeis.

MINI – Classe internacional formada por barcos de 21 pés projetados para encarar todos os desafios, inclusive travessias oceânicas.

ORC – Regra internacional do Offshore Racing Committee destinada a barcos com configurações de competição, de tipos e tamanhos diferentes.

RGS – A Regra Geral Simplificada é uma regra nacional caracterizada pela grande presença de vários barcos com perfil predominante de cruzeiro.

RGS SILVER – Divisão especial da RGS para barcos com no mínimo 28 pés, sem velas exóticas e aprovados pela Comissão Técnica da Semana de Vela.

SOTO 40 – Moderna classe One Design planadores criada pelo projetista argentino Javier Soto Acebal, formada por veleiros de 40 pés.

STAR – No Brasil é a classe de maior expressão olímpica, com a conquista de seis medalhas, além de seis títulos mundiais.

Mais informações:
Site oficial – svilhabela.com.br
Facebook – semanadeilhabela
Twitter – @svilhabela
Instagram – @svilhabela
Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem