Arkema vence a Transat Jacques Vabre entre os Multi50

0
285

O barco Arkema foi o campeão da classe Multi50 da Transat Jacques Vabre 2017. A dupla Lalou Roucayrol (França) e Alex Pella (Espanha) cruzou a linha de chegada na manhã desta quinta-feira (16) após 10 dias, 19 horas e 14 minutos de regata. O percurso total de Le Havre, na França, a Salvador, na Bahia, tem ao todo 8 mil quilômetros.

O resultado foi bastante festejado pelo comandante francês Lalou Roucayrol. Em 2015, com o mesmo Multi50 e outro parceiro, o barco terminou na terceira posição. Ele se apegou às supertições para levar o título. ”É a minha nona participação na regata e nosso barco é número nove. O Alex também estava usando sua cueca da sorte. Estou muito feliz pela vitória”, comemorou Lalou Roucayrol. 

”Foi uma vitória fantástica, com um ótimo barco e um ótimo skipper”, disse o co-skipper espanhol Alex Pella. ”As primeiras 48 horas foram complicadas com ventos fortes, Passamos bem pela zona do Equador e nosso rival direto (FenêtréA – Mix Buffet) ficou preso e conseguimos ganhar”.

O FenêtréA – Mix Buffet deve ser o segundo colocado, completando a prova ainda nesta quinta-feira. Na sequência deve chegar o Réauté Chocolat. A classe Multi50 largou com seis barcos de Le Havre. Dois multicascos abandonaram a prova: Ciela Village (delaminação no casco) e Drekan Groupe (capotagem)

Velocidade no Atlântico

O Akema manteve boa média de velocidade durante o percurso. Seu melhor desempenho foi entre os dias 11 e 12 de novembro, navegando 914 quilômetros em um período de 24 horas.

O espanhol Alex Pella foi chamado meses antes da regata para substituir a francesa Karine Fauconnier, que se machucou durante treinamentos.