Alunos da Escolinha de Triathlon do Paraná descobrem “quarta” modalidade do esporte

Aprender uma modalidade esportiva certamente é um grande desafio para crianças e jovens. Imagine então lidar com 3 modalidades! Nadar, pedalar e correr… Essa é a rotina dos alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. E como se não fosse complexo o bastante, os alunos do projeto estão conhecendo nessa temporada uma “quarta” modalidade, que impactando diretamente seu desenvolvimento.

Com auxílio dos profissionais da Incorp, a fisioterapia se tornou uma aliada muito importante no dia a dia dessa garotada, que em três anos de projeto não apenas conheceu uma das modalidades ao ar livre que mais cresce no país, como alcançou resultados expressivos em competições regionais, nacionais e até mesmo internacionais, como o Mundial Escolar e o Mundial de Triathlon.

“Inúmeros trabalhos publicados de relevância científica de cunho biomecânico e fisiológico evidenciam que a importância da fisioterapia durante o processo de desenvolvimento da modalidade. Tem sido uma experiência ótima para os alunos conhecerem mais essa especialidade e a evolução deles é nítida, tanto nos treinos como nas competições. A Incorp e todos os seus profissionais têm nos ajudado não apenas em caso de lesão mas principalmente no preventivo, o que na fase de crescimento de crianças e jovens é de extrema importância”, explica Ricardo Junior Cardoso, coordenador do projeto.

O trabalho com os alunos é coordenado pela fisioterapeuta Karla Simas e apresenta três grandes pilares: Correção; Prevenção; e Tratamento. A correção biomecânica é importante para um desenvolvimento sólido na modalidade, garantindo que o atleta consiga impor cargas progressivas sem ter prejuízos físicos. Já a prevenção de lesões é fundamental para manter o atleta em alta performance por mais tempo de carreira. O tratamento vem de acordo com a necessidade, porém, em tempo real, não deixando a lesão se agravar.

“Utilizamos de treinamentos corretivos, proprioceptivos e treinamento funcional para as correções biomecânicas. Na prevenção, temos utilizado o jato terapêutico como regenerativo de treino, o que garante um equilíbrio muscular de praticamente 100%. Além disso, fazemos uso contínuo de fortalecimentos musculares específicos para aprimoramento da técnica e além de exercícios funcionais, pilates e core”, conta a profissional.

Karla Simas usa com a garotada a longa experiência adquiriada no triathlon com atletas de ponta. A fisioterapeuta acompanhou Juraci Moreira, um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro, durante toda a sua carreira, desde 1998, antes mesmo de suas três participações em Olimpíadas. “Ela foi a responsável por eu ter me mantido tanto tempo competindo em alto nível”, aponta Juraci, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2017 e idealizador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Como padrinho do projeto, me sinto feliz em ver minha fisioterapeuta trabalhando com os alunos da Escolinha, dando sequência a esse ótimo trabalho com uma nova geração de triatletas, para que eles também tenham uma vida longa no esporte.”

Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto que já se tornou referência nacional no que diz respeito à formação e desenvolvimento das categorias de base do triathlon. As crianças contam com todos os equipamentos necessários para desenvolver às três modalidades e as atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor e Grupo Astra.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem