Aline Silva

 

Aline Ferreira da Silva nasceu em 18 de outubro de 1986 em São Paulo, capital, e é atualmente o principal nome da luta olímpica brasileira. Sua carreira esportiva começou em 1999, no judô. Mas por um incentivo de seu professor decidiu mudar para a luta olímpica, chamada hoje de wrestling.

Em 2002, em seu primeiro ano da modalidade, conquistou sua primeira medalha no Brasileiro da modalidade. Até o momento são 13 medalhas de ouro no evento. Ainda jovem conquistou a medalha de prata no Mundial Júnior e foi vice-campeã pan-americana na categoria. Após uma passagem por Curitiba, onde também chegou a treinar jiu-jitsu, foi convidada em 2009 para integrar a equipe do Sesi-SP, clube que defende até hoje.

De lá para cá, a atleta somou diversas conquistas nacionais e internacionais. Entre as principais estão as duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (prata em de Guadalajara 2011 e bronze em Toronto 2015), o ouro no Mundial Militar em 2014 e também no Sul-Americano em 2015. Mas o melhor resultado do país na história da luta olímpica é de Aline Silva.

Em 2014, a paulista sagrou-se vice-campeã mundial no Usbequistão, a primeira medalha do Brasil em Mundiais da modalidade. Em 2016, Aline disputará sua primeira olimpíada da carreira e é uma das esperanças de pódio para o país. Atualmente, a lutadora está em 4ª lugar no ranking mundial da categoria até 75kg.

Aline é 3º sargento da Marinha do Brasil, treinada por Pedro Garcia e Angel Aldama.