Super Final do Troféu Thiago Pereira é destaque no Lance!

0
83
Alex Pusssieldi, coordenador da Super Final do Troféu Thiago Pereira, escreve ao Lance!

Alexandre Pussieldi escreve ao Lance! desta quinta-feira (27) sobre a Super Final do Troféu Thiago Pereira, que será neste domingo.

DE OLHO NO FUTURO

Estas duas próximas semanas serão uma grande oportunidade para se identificar talentos e ver como anda a nossa natação de base. Começando pela 50a edição do Troféu Chico Piscina em Mococa.

A competição que começou como um simples torneio regional da Federação Aquática Paulista se tornou Campeonato Nacional Interfederativo no final dos anos 80 e virou Torneio Internacional em 1995. Este ano, 396 nadadores de 13 a 16 anos, de cinco países, e 17 federações estaduais fazem algo que tem acontecido em todos os campeonatos nacionais deste ano: recorde de participação!

Que bom, parece que depois de alguns anos de estagnação, voltamos a crescer. E não é só em quantidade, é em qualidade também. Para o Chico Piscina 2018 a grande expectativa é a presença de Murilo Sartori da Federação Paulista. O jovem nadador de 16 anos faz a sua despedida da competição em condições de bater dois recordes.

Sartori vai nadar as provas de 200 metros medley, 200 e 400 metros nado livre, e se vencer as três, onde é o favorito, passa a ser o primeiro nadador da história do evento a ser campeão por quatro anos consecutivos em duas provas e se torna no maior vencedor individual da história da competição com 11 medalhas de ouro.

Tudo isso para sair correndo de lá. Sartori tem de se apresentar no Rio de Janeiro no sábado junto com a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos da Juventude que acontecerão em Buenos Aires de 7 a 12 de outubro. Nossa equipe é boa e expectativa de medalhas. As maiores estão no nosso revezamento 4×100 metros nado livre masculino. Parece que esta prova virou tradição para a natação brasileira, desde a base até a principal.

Neste domingo, outro grande evento movimenta a garotada em São Paulo. É a Super Final do Troféu Thiago Pereira. Um evento inovador, disputado em três fases eliminatórias e agora com uma fase final apurando apenas os 16 melhores nadadores das 20 categorias. O torneio reúne atletas dos 7 aos 19 anos de idade, aí inclusos atletas convencionais, paralímpicos e down.

É a primeira competição do país onde todos disputam a mesma prova, nas mesmas condições e são premiados em separado. A Super Final do Troféu Thiago Pereira vai ter ainda outras atrações como transmissão ao vivo no Youtube e Facebook, entrevistas com os atletas campeões após as provas.

O evento é uma promessa cumprida por Thiago Pereira quando anunciou a sua aposentadoria. Ele disse que gostaria de devolver a oportunidade que a natação havia lhe dado. Torneios como este serão determinantes no garimpo de novos valores.

E a gente está de olho no futuro.

Coach Alex Pussieldi, é comentarista de natação do Grupo Globo.