ABB Formula E pronta para estrear na Itália com o CBMM Niobium Rome E-Prix

0
52

A fase europeia da temporada 2017-2018 da ABB Fórmula E terá inicio no próximo fim de semana com os carros da categoria correndo pela primeira vez pelas ruas de Roma.

Finalmente Roma irá receber pela primeira vez os carros da ABB Fórmula E: no próximo sábado, 14 de abril, às ruas da capital italiana terá o seu E-Prix inaugural: o CBMM Niobium Rome E-Prix presented by Mercedes EQ.

Com 20 curvas e 2,840 metros de extensão, será o segundo circuito mais longo desta temporada. A linha de chegada está localizada na via Cristoforo Colombo, e os carros correrão ao redor do Obelisco di Marconi, e ainda terão como pano de fundo nada menos do que o icônico Colosseo Quadrato, uma das obras mais marcantes de Roma.

Campeão da segunda temporada da ABB Fórmula E, o francês Sébastien Buemi (e-Dams Renault) é o piloto com o maior número de vitórias em provas europeias na categoria: são seis vitórias, sendo que duas delas ocorrerão em Berlim (Alemanha) e Mônaco.

Entre os brasileiros, o atual campeão da ABB Formula E, Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) venceu apenas uma vez em provas europeias na categoria, na segunda temporada, quando cruzou a linha de chegada em primeiro no E-Prix de Paris. Depois de um inicio complicado na atual temporada, Di Grassi vem se recuperando na competição, e vem de um segundo lugar na prova passada, disputada em Punta del este, no Uruguai:

“Meus avós nasceram aqui (na Itália). É como uma segunda casa para mim. O traçado parece ser muito desafiador: tem trechos lentos, vários pontos de ultrapassagem… acredito que os fãs vão assistir uma grande prova de Fórmula E. Vou pilotar o melhor que puder para conseguir a primeira vitória de 2018 e poder dedicar esse resultado aos fãs da categoria e à equipe Audi”.

Por sua vez, Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) também venceu apenas uma vez em provas europeias, na primeira temporada, na qual foi o campeão da categoria: naquele ano, o brasileiro venceu o E-Prix de Moscou. Depois de um bom inicio de campeonato, Piquet teve problemas na última etapa disputada em Punta del Este, e espera conseguir um lugar no pódio em Roma:

“Será um grande prazer correr pela primeira vez em Roma. Os italianos têm muita paixão pelo automobilismo, como pudemos ver na demonstração que fizemos lá recentemente. Estou ansioso para voltar a marcar pontos importantes e, quem sabe, subir ao pódio. Temos evoluído muito com a equipe Jaguar, e espero manter esse progresso em Roma”

Após seis etapas, a quarta temporada da ABB Formula E desembarca em Roma com o francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) na liderança do campeonato, com 109 pontos. O sueco Felix Rosenqvist (Mahindra Racing) ocupa a segunda colocação com 79 pontos, seguido pelo britânico Sam Bird (DS Virgin Racing), com 76 pontos.

Nos construtores, a liderança pertence a equipe chinesa Techeetah, com 127 pontos, seguido por Mahindra Racing, que tem 100 pontos, e a DS Virgin Racing, que conquistou 93 pontos.