3x Olímpico, Juraci Moreira desenvolve pesquisa inédita sobre triatlo para Curso de Gestão do COB

0
456

O legado de Juraci Moreira para o triathlon brasileiro no campo do desporto é inegável. Foram três participações olímpicas, um bronze nos Jogos Pan-Americanos e seis títulos nacionais na última década. Mas o paranaense quer ajudar ainda mais a modalidade, desta vez fora das pistas.

Participante do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), através do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Juraci está desenvolvendo uma pesquisa inédita, com objetivo de identificar o perfil do praticante de triathlon no Brasil. O estudo pode fornecer informações importantes para o desenvolvimento e crescimento da modalidade no País.

“A pesquisa busca entender os motivos que levaram o atleta a escolher o triathlon como esporte, assim como o tipo de prova em que ele costuma competir (sprint, olímpica ou longa distância). A partir dos resultados, espera-se ter subsídios para elaboração de projetos que possam atrair mais praticantes e patrocinadores para a modalidade. Além disso, conseguiremos avaliar alguns atributos nas provas e até mesmo a percepção do trabalho da Confederação, Federações e organizadores privados nos eventos em todo território nacional, o que será bastante útil no trabalho de fidelização e retenção dos atletas”, explica.

O CAGE é um dos cursos mais cobiçados do País para a capacitação de gestores, e tem por objetivo promover e expandir habilidades e conhecimentos necessários para um gerenciamento mais efetivo das organizações esportivas do país. Podem se inscrever para o processo seletivo profissionais que ocupam posições de liderança e de gerenciamento Organizações Esportivas credenciadas pelo COB, e também atletas em transição de carreira ou que já ocupem posições estratégias em organizações esportivas.Juraci Moreira faz parte do seleto grupo de 39 alunos, quem ainda na turma a ginasta Daiane dos Santos e a jogadora Janeth do basquete, entre outros profissionais.

“É um privilégio participar do Curso de Gestão, poder juntar a minha experiência com o esporte, como atleta olímpico, com o conhecimento teórico em gestão. Quero que o triathlon cresça e se torne cada vez mais popular e que sua gestão no Brasil seja exemplo. Pretendo ajudar a realizar isso, assim como ajudei como atleta a divulgar e difundir este esporte através das minhas conquistas”, lembra o hexacampeão brasileiro.

Como participar
Nos próximos dias será divulgado nas redes sociais dos principais organizadores de provas do Brasil, principais veículos de comunicação para triathlon e no perfil de alguns atletas um link com acesso à um questionário. Juraci Moreira pede ajuda de toda a comunidade do triatlo para responder e divulgar a pesquisa, atingindo o maior número de praticantes possível.

“Esta pesquisa é totalmente em prol da comunidade de triatletas do país, por isso todos os dados coletados serão disponibilizados para divulgação no final do projeto e estou contando com o apoio de vários organizadores, dirigentes e pessoas que trabalham na modalidade, que deve ter sempre o mesmo objetivo – o fomento do nosso esporte em todas as frentes”, finaliza o triatleta.

Juraci Moreira é um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro. O triatleta tem três participações olímpicas: Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008. No currículo está a medalha de bronze Pan-Americana nos Jogos de 2007, no Rio de Janeiro. Em 2014, o atleta disputou pela primeira vez o Ironman, principal prova de longa distância modalidade.